quarta-feira, 8 de abril de 2009

Donkey Kong Country (SNES)

O ressurgimento de um ícone

Donkey Kong Country marca o retorno triunfal de Donkey Kong, este foi o primeiro jogo do primata que não foi produzido ou dirigido por Shigueru Miyamoto; lançado em 1994, o jogo foi produzido pela Rareware e marca a ascensão da produtora britânica entre as gigantes do mercado.

História

Donkey Kong teve as suas bananas roubadas - bananas estas que eram guardadas em uma caverna embaixo de sua casa – pelo Rei K.Rool e seus Kremlings, para recuperar seu tesouro, Donkey conta com a ajuda de Diddy Kong, seu melhor amigo.

Gráficos

Donkey Kong Country é um espetáculo nesse aspecto, a Rare fez miséria do hardware do SNES, utilizando sprites renderizadas em 3D, o que garantiu um visual magnífico ao jogo.
Nota: essa mesma tecnologia gráfica foi aplicada em Killer Instinct.





Imagens do jogo

Som

Também é outro espetáculo, com músicas maravilhosas e extremamente cativantes, os efeitos também são caprichados, prova disso é que em fases de cavernas há ecos.

Jogabilidade

Donkey Kong Country é um jogo de plataforma 2D clássico, mas com uma novidade, a inclusão de dois personagens principais simultâneos, Donkey e Diddy Kong, cada um deles pode ser atingido uma vez (o personagem atingido corre e deixa a tela) e o secundário assume, mas se ele for atingido, o jogador perde uma vida; Donkey e Diddy tem habilidades diferentes, Donkey é maior e mais forte, o que possibilita a ele derrotar inimigos maiores, enquanto Diddy é menor e mais rápido, se o jogador estiver com os dois personagens, pode passar a controlar o personagem secundário apertando um botão para troca.

O game em si é um tanto extenso, o que é bom, os controles são perfeitos e a dificuldade é muito boa, sem ser muito fácil, mas também não chega a ser frustrante.

Cartucho de competição


Imagem do cartucho

Traduzido e adaptado da Wikipedia:

Uma versão bem rara de Donkey Kong Country foi usada em competições como a Nintendo PowerFest ’94 e Blockbuster Vídeo World Vídeo Game Championship II (1995), a meta era chegar o mais longe possível no jogo em um período de tempo pré-determinado. Muitos finalistas do campeonato da Nintendo PowerFest ganharam uma cópia do cartucho. Os cartuchos usados na competição da Blockbuster foram vendidos para assinantes da revista Nintendo Power.

Considerações finais

Donkey Kong Country marca a volta de um dos personagens mais famosos da Nintendo, protagonizando um game que é praticamente perfeito, pois é excelente em todos os aspectos, mais do que um clássico!

Referências

Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Donkey_Kong_Country

MobyGames http://www.mobygames.com/game/snes/donkey-kong-country

Um comentário:

Eu amo a E.Y. disse...

Muito legal essa roupagem nova. mas eu, de vez quando, ainda jogo on-line a versão clássica do donkey kong

http://jogosdeatari.com.br/game/donkey-kong

sério mesmo, ainda dou umas jogadas às vezes.

Abraço!
http://eu-amo-a-ey.blogspot.com/