sábado, 24 de julho de 2010

Virtua Fighter 2 (MD)

A série

Virtua Fighter é uma série de jogos de luta desenvolvida e publicada pela Sega AM2; a franquia tem como principal característica o uso de personagens e cenários tridimensionais. A série começou em 1993 com o jogo homônimo lançado para Arcade; desde então a franquia vem recebendo novos jogos, tanto para Arcade quanto para consoles domésticos.

O jogo

Virtua Fighter 2 é um jogo de luta desenvolvido e publicado pela Sega AM2; lançado em 1994 para Arcade, o game é a sequência de Virtua Fighter e o segundo jogo da série. Virtua Fighter 2 recebeu diversas versões para consoles domésticos nos anos seguintes ao lançamento da versão de Arcade. A versão avaliada neste texto é a lançada para Mega Drive em 1996, desenvolvida pela Gaibrain e publicada pela Sega.

História

Um ano após a primeira edição do primeiro Torneio Internacional de Luta, vencido por Law Chan, convites para a segunda edição do torneio são enviados para diversos lutadores; muitos dos lutadores presentes no primeiro torneio são convidados e decidem entrar na competição, cada um deles por suas motivações particulares.

Gráficos

São bons; nessa versão não são utilizados os gráficos tridimensionais, em virtude de limitações técnicas, sendo utilizados em seu lugar ambientes bidimensionais para o visual geral do jogo e sprites para os personagens; os cenários são muito bem feitos e variados, fazendo uso de várias camadas sobrepostas, o que cria uma sensação de profundidade; os personagens são bem feitos, fiéis ao estilo original; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Bom; as músicas presentes no jogo são boas, variando de acordo com o cenário e combinando bem com os mesmos e com a ação das lutas; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Boa, com bons controles; a jogabilidade dessa versão de Virtua Fighter 2 segue o estilo da série, sendo bastante técnica e menos fantasiosa do que outros jogos de luta, como Street Fighter ou Mortal Kombat; tanto a movimentação quanto os ataques dos personagens são mais próximos da realidade do que nos games citados, com os lutadores fazendo uso de técnicas menos fictícias; os controles dos personagens se baseiam em três botões principais: soco, chute e defesa, combinando esses comandos com a movimentação do personagem é possível utilizar golpes mais poderosos e complexos, como também criar sequências devastadoras.
Os controles dos personagens e a própria forma de ataque dos mesmos pode dar a impressão de que o jogo é simples, mas essa suposta simplicidade esconde a profundidade do game, pois as possibilidades de controle e ataque, assim como o estilo mais técnico apresentam uma jogabilidade difícil de ser dominada totalmente.
Muitos aspectos do jogo, como dificuldade, quantidade ou duração dos rounds podem ser alterados pelo jogador; o game também conta com um modo versus para dois jogadores.

Considerações finais

Apesar de estar aquém do jogo original e de outras versões, essa versão de Virtua Fighter 2 cumpre seu papel de forma satisfatória em diversos aspectos,  sendo um bom jogo, apenas isso.

Referências

Nenhum comentário: