sábado, 10 de julho de 2010

1943: The Battle of Midway (NES)

A batalha de Midway

1943: The Battle of Midway é um shoot'em up desenvolvido e publicado pela Capcom; lançado em 1987 para Arcade, o game é, de certo modo, uma sequência do aclamado 1942, uma vez que ambos os games fazem parte de uma série de shoot'em ups da Capcom ambientados na Segunda Guerra Mundial. 1943 recebeu versões para consoles e computadores domésticos; a versão avaliada neste texto é a lançada para NES em 1988.

Gráficos

São ótimos para os padrões do NES; as aeronaves presentes no game são bem feitas, principalmente a maiores, que são mais detalhadas; os naviões e porta-aviões que aparecem são muito bem feitos e bastante detalhados; a animação flui muito bem, mas o esquema de cores do jogo é um pouco estranho em alguns momentos.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no game são muito boas, variando de acordo com o momento e sendo bastante empolgantes em algumas ocasiões, lembrando muito as trilhas sonoras dos jogos do Mega Man lançados para NES, tanto pela qualidade quanto pelo ritmo empolgante, que ajuda a criar uma experiência de jogo ainda mais interessante; os efeitos sonoros são ótimos, com destaque para as explosões.

Jogabilidade

Excelnte, com controles simples e precisos; 1943 lembra seu antecessor em muitos aspectos, como a temática inspirada na Segunda Guerra, parte da mecânica de jogo, o visual geral e outras características, contudo, não é uma repetição da mesma fórmula, pois este jogo traz diversas novidades em relação a 1942, sendo um game mais profundo e elaborado que seu antecessor.
As principais novidades estão na mecânica de jogo, que agora está mais elaborada e refinada, com a adição de alguns elementos estratégicos ao game; antes de começar o jogo, o jogador pode escolher quais aspectos de sua aeronave quer aprimorar, como o poder de fogo, resistência, autonomia de vôo e características da arma especial, todas essas modificações são feitas através de "créditos", esses créditos são dados logo no início em quantidade limitada, mas o jogador pode adquirir mais destes realizando determinadas ações ao longo do game.
Parte considerável da mecânica de jogo permaneceu inalterada, com o jogador devendo destruir grandes esquadras de aviões inimigos ao longo de diversos estágios, porém, o game não se limita a isso, pois houveram grandes adições no que diz respeito a estrutra das missões, agora o jogador deve cumprir missões específicas, que consistem destruir alvos determinados, como navios e porta-aviões, em fases que contam com duas partes: um primeiro momento no qual o jogador enfrenta exclusivamente aviões, e uma segunda parte, na qual o avião desce para uma altura mais próxima do mar e começa o ataque ao seu alvo de fato, enfrentando nesse momento não apenas aeronaves, mas também navios.
Outra grande alteração feita na mecânica de jogo foi quanto ao avião controlado pelo jogador, agora ele conta com um contador de energia, que decresce conforme ele avança pelo cenário ou é atingido, cabendo ao jogador tomar mais cuidade que o habitual em jogos do gênero, pois com essa adição as vidas extras foram eliminadas, mas a energia da aeronave pode ser recuperada com power-ups encontrados com relativa abundância pelas fases, que também podem dar novas armas, mas com munição limitada; a arma padrão possui munição infinita, podendo também disparar tiros acumulados mais poderosos; a arma especial é incrivelmente poderosa, sendo capaz de destruir inimigos menores e paralisar os grandes por um curto período de tempo, porém, seu uso é limitado. A dificuldade é alta e o progresso do jogador pode ser salvo através de passwords.

Considerações finais

Apesar de não ser tão conhecido quanto seu antecessor, 1943: The Battle of Midway é um ótimo game, proporcionando uma experiência de jogo bastante interessante e incrivelmente viciante; qualidades que fazem deste um game que recomendo fortemente!

Referências

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