quinta-feira, 9 de julho de 2009

Time Crisis (Arcade)

A série

Time Crisis é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa “sobre trilhos” produzida pela Namco inicialmente para Arcade e posteriormente para consoles domésticos. A série teve início em 1995 com o game homônimo à franquia.

O jogo

Time Crisis é o primeiro jogo da série homônima, lançado em 1995 para Arcade, o game em si é um jogo de tiro “sobre trilhos”, que lembra um pouco jogos como Virtua Cop e The House of The Dead, entretanto, com características únicas que logo serão abordadas.

História

A história do jogo envolve uma tentativa de golpe de Estado na república fictícia da Sercia; por um milênio, a família Garo governou a Sercia com mão de ferro. Em 1995, a Agência Internacional de Inteligência VSSE enviou William MacPherson, que derrubou o regime da família Garo esse tornou o primeiro presidente eleito da Sercia.
O último membro da família Garo, Sherudo Garo, deseja retomar o poder e para isso contrata um mercenário chamado Wild Dog para seqüestrar a filha do presidente, Rachel. Garo exige como resgate segredos militares, caso não receba tais segredos, Rachel será morta ao por do sol; ciente disso, a VSSE envia Richard Miller para invadir o castelo de Garo e resgatar Rachel.

Gráficos

São excelentes, os inimigos e cenários são muito bem feitos e a animação do game flui muito bem.

Imagem do jogo

Som

Também é muito bom; infelizmente não pude prestar muita atenção no áudio do game por conta do ambiente barulhento do shopping center onde a máquina estava instalada.

Jogabilidade

Muito boa; como disse anteriormente, Time Crisis é um jogo de tiro “sobre trilhos”, mas com características únicas. Uma dessas características é o uso de um pedal, que durante o jogo tem várias funções, como recarregar a arma e fazer com que o personagem se abrigue. Outra característica que merece destaque é o sistema de contagem regressiva, que causa game over instantâneo quando chega a zero, mas que é recarregado sempre que os inimigos de uma área são eliminados; esse sistema é útil, pois força o jogador a sair de áreas protegidas e partir para a ação.

Fora isso, o game faz uso de uma arma, que na máquina em que joguei era bastante precisa e tinha respostas rápidas.

Sequências

Ao longo dos anos, Time Crisis recebeu várias seqüências, tanto para Arcade quanto para consoles; algumas dessas seqüências para Arcade já tive a oportunidade de jogar (Time Crisis 3 e 4, para ser mais exato).

Considerações finais

A Namco fez um excelente trabalho em Time Crisis, pois o game tem bons gráficos e uma jogabilidade espetacular. Em suma: um jogo que recomendo muito!

Referências

Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Time_Crisis

Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Time_Crisis_(series)

Nenhum comentário: