quinta-feira, 30 de setembro de 2010

25 Anos de Super Mario Bros.

Introdução

Saudações aos leitores. Para o artigo deste mês que se encerra, decidi falar um pouco sobre um tema bastante presente nos últimos dias entre o público gamer, mais precisamente sobre o aniversário de 25 anos de um jogo que redefiniu a indústria do videogame. Em suma, pretendo discorrer um pouco sobre o jogo Super Mario Bros., que no dia 13 de setembro fez 25 anos. Para este artigo não pretendo fazer uma análise do jogo nos moldes habituais, mas sim uma análise sobre alguns aspectos específicos, como o impacto do game sobre a indústria e a cultura popular.

Antes do jogo

Antes do lançamento de Super Mario Bros., a forma como os jogos eram pensados e desenvolvidos eram totalmente diferentes, com concepções radicalmente distintas daquelas que viriam a ser adotadas nos anos seguintes; essas concepções eram fortemente inspiradas na ficção científica envolvendo naves espaciais, na política da época, pois nesse período o mundo estava em plena Guerra Fria e a cultura popular daquele tempo em geral; muitos dos jogos produzidos nesse período refletiam, em diferentes intensidades, características dessas fontes de inspiração.
Ainda sobre o contexto da indústria de videogames antes do lançamento de Super Mario Bros., um evento que mudou radicalmente a indústria foi o Crash dos Videogames de 1983/84, que teve como alguns dos principais efeitos a perda do interesse do público por consoles e a diminuição ou falência de muitas empresas que trabalhavam com videogames.

O jogo

Super Mario Bros. é um jogo de plataforma com progressão lateral, gênero chamado de "Side Scroller", desenvolvido e publicado pela Nintendo; lançado em 1985 para NES, o game foi um dos principais responsáveis, não apenas pela popularidade do NES, mas também pelo "ressurgimento" dos videogames após o Crash de 1983/84; além disso, este jogo foi um pioneiro no gênero Side Scroller, influenciando uma infinidade de jogos ao longo dos anos e mudando radicalmente a forma como os games eram pensados, desenvolvidos e jogados.
O game apresenta um universo vasto e colorido, em estágios longos, nos quais Mario deve passar por uma série de obstáculos até chegar ao seu final; essa premissa está presente na maior parte do jogo, que em seu final coloca o jogador diante de um último desafio, que o levará até o objetivo perseguido durante todo o game, que neste caso é resgatar a Princesa Toadstool.

Após o jogo

Após o lançamento de Super Mario Bros., houve uma mudança muito grande na forma como os games eram vistos sob diferentes pontos de vista, seja do desenvolvedor ou do jogador, é visível a forte influência que a aventura de Mario para salvar a Princesa Toadstool das garras de Bowser exerceu sobre o mundo dos games; o enredo em si não possui um aspecto revolucionário, pois se encaixa dentro do clichê da "donzela em perigo", mas a forma como a aventura é apresentada e os desafios são postos diante do jogador representaram uma grande inovação; essa mudança gerou um padrão na indústria, sendo visto em uma infinidade de jogos lançados ao longo desses vinte e cinco anos.
O legado de Mario não se restringe aos videogames, alcançando também a cultura popular e se tornando um ícone, não apenas entre os consumidores de jogos eletrônicos, mas também para o grande público, tornando-se praticamente um sinônimo de personagem de videogame e um referencial para muitos outros.

Conclusão


Neste artigo busquei falar um pouco sobre o game Super Mario Bros., em razão de seu vigésimo quinto aniversário, mas meu objetivo não era fazer uma análise do jogo da forma habitual, mas sim sob outra perspectiva, abordando fatores que transcendem o jogo em si e que fazem dele não apenas um clássico incontestável, mas um divisor de águas dentro da indústria do videogame.

Referências


Arena Turbo http://arenaturbo.ig.com.br/materias/520001-520500/520494/520494_1.html
Game Vício http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/48/48042-super-mario-bros-o-jogo-que-salvou-a-industria-e-o-futuro-dos-games/index.html
G1 http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/super-mario-bros-25-anos-superou-os-games-para-invadir-cultura-pop.html
O Globo http://oglobo.globo.com/blogs/arcadia/posts/2010/09/13/super-mario-bros-completa-25-anos-324024.asp
Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Mario_Bros.

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