domingo, 31 de maio de 2009

Tetris (GB)

O quebra-cabeça soviético

Tetris é um jogo de quebra-cabeça bastante simples, mas extremamente viciante e que ao longo dos anos foi lançado para os mais variados aparelhos eletrônicos, como consoles domésticos e portáteis, computadores, Palmtops, telefones celulares, dentre outros.
O game foi o responsável por fazer do Game Boy um sucesso estrondoso, tanto que este texto é sobre essa versão do jogo.
Comentário: O nome “tetris” vem da junção do prefixo grego “tetra”, que significa quatro com tênis, o esporte favorito de Alexei Pajitnov.

História

Tetris é um jogo de quebra cabeça projetado e desenvolvido pelo russo Alexei Pajitnov em 1985 enquanto ele trabalhava para o Centro de Computação Dorodnicyn da Academia de Ciência da União Soviética.
A versão original de Tetris foi criada para o Eletronika 60 (um computador fabricado na União Soviética) e recebeu uma versão para IBM PC, sendo que essa versão acabou cruzando a Cortina de Ferro e tornou-se extremamente popular no ocidente.
Várias empresas brigaram pelos direitos de distribuição do Tetris, mas foi a Nintendo quem levou a melhor no final das contas, visto que a versão de Game Boy é a mais conhecida.

Gráficos

São simples, mas bonitos; as peças, apesar de serem todas formadas por blocos quadrados, têm acabamento diferenciado uma das outras.

Imagem do jogo

Som

É bom, a música, apesar de simples, não enjoa.

Jogabilidade

Tetris é um jogo com uma proposta bem simples, mas extremamente viciante: encaixar peças de formatos aleatórios formadas por quatro quadrados (daí vem o nome do jogo) para que formem fileiras na horizontal, uma vez formada, a fileira desaparece; entretanto, se a pilha de peças atingir ao topo da tela, é fim de jogo.

Considerações finais

Tetris é um daqueles jogos que conquista as pessoas pela simplicidade, com uma jogabilidade intuitiva e absurdamente viciante, que fazem dele um dos melhores games de todos os tempos!

Referências

Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Tetris

Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Elektronika_60

Nenhum comentário: