quarta-feira, 11 de março de 2009

Doom (PC)

Um pioneiro em seu gênero

Doom foi lançado em 1993 pela id Software e é um dos jogos seminais do gênero “Tiro em primeira pessoa”, lançado em versão shareware, o game tornou-se ao mesmo tempo extremamente popular e polêmico.
A versão Shareware continha apenas o primeiro episódio, mas estima-se que na época tenha sido jogada por 15 milhões de pessoas.

História

O protagonista é um fuzileiro espacial barra-pesada, deportado para Marte após atirar em um oficial superior; ele é forçado a trabalhar para a Union Airspace Corporation (UAC), um complexo militar-industrial que está realizando experiências em teleportação entre as luas de Marte (Phobos e Deimos).
Algo dá errado e monstros começam a vir das áreas de teletransporte, as forças de defesa da base falham em conter a invasão e ao mesmo tempo, Deimos desaparece completamente; uma equipe da UAC é enviada à Phobos para investigar o que aconteceu, mas o contato pelo rádio cessa e resta apenas um sobrevivente, o fuzileiro controlado pelo jogador.

Gráficos

Sendo um game em primeira pessoa, o universo de Doom é visto a partir do ponto-de-vista do protagonista; graficamente, Doom dá show, pois faz uso de um mecanismo gráfico avançado para a época, que permitia cenários mais complexos e detalhados.Os inimigos são variados e criativos.

Imagem do jogo


Som

Também é excelente e contribui para aumentar o realismo do jogo.

Jogabilidade

O grande destaque do game, pois definiu muitos elementos que até hoje estão presentes em jogos de tiro, como o arsenal que se tornou um arquétipo para o gênero, com a presença de armas como: pistolas, escopetas, metralhadoras e lança-foguetes; sem falar nos power-ups.
Os cenários também dão sua contribuição para a grandiosidade de Doom, pois são extremamente elaborados, labirínticos para falar a verdade.
Os controles respondem bem e a dificuldade é alta, como deve ser.

Controvérsias à parte

Na época de seu lançamento, Doom gerou muita polêmica devido à violência e a presença de imagens satânicas no game, chegou a ser chamado de “mass murder simulator” por organizações conservadoras.

Considerações finais[1]

Poucos jogos na história foram tão influentes quanto Doom, que foi um dos principais responsáveis pela popularização dos games de tiro em primeira pessoa, mas fora isso o jogo é impecável em todos os aspectos; um clássico absoluto!

Considerações finais[2]

Bom, essa foi a minha 50º postagem e nunca pensei que chegaria tão longe; parece que comecei a escrever neste blog ontem, o tempo voa mesmo. Meus sinceros agradecimentos aos leitores.

Referências

Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Doom

Nenhum comentário: