domingo, 28 de junho de 2009

Game Genie

O acessório

Game Genie é o nome de uma série de cartuchos de “trapaça” desenvolvidos pela Codemasters e comercializados pela Camerica e Galoob. Esse acessório foi lançado para várias plataformas como NES, Sega Mega Drive, Super Nintendo, Game Boy e Sega Game Gear. O Game Genie modifica dados do jogo, o que permite ao jogador manipular vários aspectos do jogo visando principalmente a obtenção de vantagens como vidas infinitas ou munição ilimitada.
Apesar de sua fabricação ter sido descontinuada, o Game Genie vendeu mais de 5 milhões de unidades no mundo todo.

Operação e design

As versões do Game Genie operavam de maneira diferente em cada um dos consoles para que foram lançadas. De modo geral, o Game Genie ficava sempre entre cartucho e o console e funcionava da seguinte maneira: o jogador inseria códigos que vinham em um livreto que acompanhava o acessório para modificar os jogos a seu bel-prazer.
Cada versão teve suas peculiaridades e pretendo tratar delas separadamente.

1)NES
Imagem do Game Genie do NES

O Game Genie do NES era encaixado entre o cartucho e o console, com isso, o cartucho ficava um pouco para fora do console. Assim que o console era ligado, o jogador podia inserir códigos para alterar diversos aspectos do jogo; estes códigos vinham em um livreto que acompanhava o Game Genie. O próprio jogador poderia também criar seus próprios códigos, a fim de fazer alterações diferentes daquelas previstas; a criação desses códigos era feita na base da tentativa e erro.

2)SNES
Imagem do Game Genie do SNES

A versão do Game Genie lançada para o Super Nintendo não funcionava em jogos cujos cartuchos faziam uso de chips especiais como o Super FX, SA-1 e SSD-1.

3)Mega Drive
Imagem do Game Genie do Mega Drive

A versão do Mega Drive também funcionava como conversor de região quando utilizado em cartuchos de outras regiões, pois o bloqueio dos cartuchos de Mega Drive era feito apenas pelo formato dos cartuchos e por uma série de bytes na cabeceira da ROM.

4)Game Boy
Imagem do Game Genie do Game Boy

A versão de Game Boy contava com um pequeno compartimento para guardar o livreto com os códigos, o próprio livreto também contava com um tamanho bem reduzido para ser armazenado neste compartimento. O Game Genie do Game Boy era difícil de ser utilizado em versões do Game Boy que não fossem a original, devido ao tamanho.

5)Game Gear
Imagem do Game Genie do Game Gear

Esta versão do Game Genie tem, em minha opinião, o design mais bonito dentre todas; o livreto com os códigos continha adesivos com os códigos impressos para serem colados nos cartuchos.

Brigas judiciais à parte

O Game Genie lançado para NES teve forte oposição da Nintendo; a Nintendo processou a Galoob alegando que as alterações nos jogos feitas pelo Game Genie constituíam violações de direito autoral. As vendas do Game Genie inicialmente foram interrompidas nos EUA, mas não no Canadá, em muitas revistas especializadas da época, a Galoob fazia propaganda do Game Genie e colocava a frase: “Thank You Canada” (“Muito Obrigado Canadá”, em bom português). O tribunal decidiu que o Game Genie não violava nenhuma lei direito autoral e o caso foi arquivado. O Game Genie voltou a ser vendido Nos EUA, mesmo sem ser licenciado pela Nintendo.
A Sega, por outro lado, apoiou totalmente o Game Genie, tanto que o acessório era oficialmente licenciado.

Legado

O Game Genie deixou um legado interessante, quanto à alteração de jogos, muitos emuladores de consoles que tiveram versões do Game Genie suportam os códigos para o aparelho, com relação aos códigos, eles podem ser facilmente encontrados em diversos sites. Outro ponto interessante a ser considerado são os dispositivos similares como o Action Replay e os sucessores espirituais como o Code Breaker, Game Shark e as versões mais recentes do Action Replay.

Considerações finais [1]

O Game Genie foi, sem dúvidas, um acessório deveras interessante, pois dava ao jogador a possibilidade de alterar características do jogo da forma que lhe fosse conveniente; vidas infinitas, invencibilidade, munições ilimitadas e muito mais estavam à disposição do jogador com o Game Genie, que por conta de sua relevância ganhou um texto neste blog.

Considerações finais [2]

Decidi colocar este texto na categoria Consoles, pois pretendo não apenas escrever sobre jogos clássicos e esporadicamente, sobre consoles antigos, mas também sobre os acessórios que foram criados para esses mesmos consoles. Sem falar que este foi o texto presente em mais categorias, seis, ao todo.

Considerações finais [3]

Este foi o meu centésimo texto publicado aqui no blog, por conta disso, farei um texto comemorativo que será postado a seguir.

Referências

Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Game_Genie
Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Lewis_Galoob_Toys,_Inc._v._Nintendo_of_America,_Inc.

Nenhum comentário: