quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Zelda II: The Adventure of Link (NES)

A aventura de Link

Zelda II: The Adventure of Link é um jogo de ação e aventura desenvolvido e publicado pela Nintendo; lançado em 1987 no Japão para Famicom e em 1988 nos EUA para NES, o game é o segundo jogo da série The Legend of Zelda e sequência direta da primeira aventura. Este game apresenta diferenças radicais se comparado a seu antecessor ou outros jogos da série, tendo um estilo de jogo que mistura aspectos de games de ação side scroller com muitos elementos de jogos de RPG.

História

Este jogo se passa após os eventos de The Legend of Zelda. Muitos anos após derrotar Ganon e salvar Hyrule, Link, agora com dezesseis anos, nota uma estranha marca nas costas de sua mão esquerda, marca esta que possui o formato do símbolo oficial de Hyrule; ele procura Impa, que o leva para o Castelo do Norte; lá, Impa mostra a Link uma porta selada há gerações e coloca a mão esquerda de Link sobre a porta, a porta se abre e dentro do quarto há uma moça dormindo profundamente, Impa revela que a moça na verdade é Zelda, uma antiga princesa de Hyrule há muitos anos, que foi enfeitiçada por um bruxo a mando de seu irmão após não lhe revelar o segredo da Triforce. Impa revela a Link que a marca em sua mão esquerda significa que ele é o escolhido para quebrar o feitiço e despertar a princesa, mas para isso ele deve encontrar a Triforce da coragem, que deve ser combinada com as outras duas partes do símbolo sagrado para despertar a princesa. Enquanto isso, os seguidores de Ganon estão atrás de Link para matá-lo, e assim ressuscitar seu mestre.

Gráficos

São excelentes para os padrões do NES; o visual geral do game é muito bom, apresentando um mundo vasto e criativo, que se divide em duas espécies de ambientes: o mapa mais amplo, com a câmera posicionada no alto e as áreas específicas, nas quais a câmera assume uma posição típica de jogos side scroller; Link é bastante diminuto e simples no mapa, mas quando entra em cidades ou outros cenários, ele se torna maior e mais detalhado, tendo um bom tamanho; os habitantes das cidades são bem feitos, mas não muito variados; os cenários impressionam pela beleza variedade e riqueza de detalhes, apresentando ambientes como: cidades, florestas, cavernas e masmorras, todos eles muito bem feitos; os inimigos são bem feitos e variados, sendo alguns deles maiores e mais detalhados, com destaque para os mestres; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Excelente; as músicas presentes no jogo são ótimas, variando de acordo com o ambiente, sendo mais agradáveis nas cidades e no mapa, e mais empolgantes em masmorras e cenários semelhantes; a trilha sonora de Zelda II: The Adventure of Link possui muitas músicas memoráveis, que ajudam significativamente a compor uma experiência ainda mais envolvente.

Jogabilidade

Excelente, com ótimos controles; a jogabilidade de Zelda II: The Adventure of Link é totalmente diferente não apenas da jogabilidade de The Legend of Zelda, mas também do visto em toda a série, apresentando uma mecânica de jogo que mistura características de jogos de ação side scroller com muitos elementos de RPG e mais algumas características únicas.
Muitos cenários como cidades, cavernas, masmorras e outros, apresentam um estilo e jogabilidade em 2D com progressão lateral, os quais Link pode explorar ou interagir com os diversos elementos ali presentes; nas cidades, Link pode conversar com os habitantes para obter informações, entrar nas casas ou realizar outras tarefas; nas masmorras e afins, o protagonista pode lutar contra inimigos e recolher itens, imprescindíveis ou não para o progresso no jogo. No mapa, Link pode se deslocar pelo mundo, viajando entre diversas localidades e passando pelos mais variados ambientes, como desertos, florestas, pântanos e montanhas, enquanto está no mapa, inimigos podem surgir e iniciar batalhas, nesses combates o cenário passa para o sistema side scroller e nele Link deve destruir todos os inimigos ou fugir para retornar ao mapa.
Dentro dos cenários, como dito anteriormente, o game assume um estilo semelhante ao de jogos de ação com progressão lateral, e principalmente dentro das masmorras, Link deverá enfrentar grandes quantidades de inimigos, podendo pular, se movimentar livremente e atacar, fazendo uso principalmente de sua espada e escudo, em combates dinâmicos e intensos, nos quais o jogador pode acabar derrotado após algum eventual descuido. Algumas características únicas deste jogo são a possibilidade de Link pular normalmente, sem o uso de itens e o sistema de vidas extras, sendo essa última característica algo totalmente incomum dentro da série.
No que diz respeito às características de RPG presentes no jogo, se destacam o amplo mapa que pode ser explorado, as batalhas aleatórias que nele surgem, o sistema de níveis presente no jogo, através do qual é possível aumentar o poder de ataque, a resistência e os poderes mágicos de Link. Também faz parte do jogo o aprimoramento constante do personagem por meio de novos golpes e feitiços que podem ser aprendidos ao longo da aventura, assim como a obtenção de novas armas e itens que permitem explorar novas áreas. A dificuldade é assustadoramente alta, o game exige do jogador muita habilidade para enfrentar inimigos e superar obstáculos, sendo a persistência fundamental para o jogador. O progresso ao longo do jogo pode ser salvo.

Considerações finais

Embora destoe radicalmente do restante da série e divida opiniões entre os fãs, Zelda II: The Adventure of Link é um ótimo jogo, pois apresenta ótimos gráficos e trilha sonora para os padrões do NES, porém, seu maior destaque está na jogabilidade que possui um estilo único e apresenta um desafio extremo; em suma, um jogo que, por diversos motivos, marcou época e merece ser chamado de clássico!

Referências

Nenhum comentário: