domingo, 9 de janeiro de 2011

Phalanx (SNES)

Combates em planetas distantes

Phalanx é um shoot'em up desenvolvido pela ZOOM Inc. e pela Kemco e publicado por esta; lançado em 1990 para o computador Sharp X68000, o game recebeu versões para Super Nintendo em 1991 e para Game Boy Advance em 2001. O game em si é um shoot'em um horizontal que apresenta características tradicionais a outros jogos do gênero em conjunto com algumas novidades. A versão avaliada neste texto é a lançada para Super Nintendo em 1991.

História

No ano de 2279. um projeto de pesquisa interplanetário é enviado para as profundezas do espaço; um grupo de pesquisadores aterrissa e coloniza parcialmente o planeta Delia. Entretanto, uma estranha mensagem é recebida pela força de segurança que orbita o planeta, a mensagem faz referência a um estranho vazamento. As naves de combate que estavam no planeta são assumidas por um estanho grupo de alienígenas, cuja origem é desconhecida, em pouco tempo os alienígenas se mostraram hostis e passaram a ser uma ameaça. O jogador assume o papel de Wink Baufield, um piloto designado para investigar os estranhos acontecimentos ocorridos no planeta Dalia.

Gráficos

São ótimos; o visual geral do game é muito bom, sendo bastante limpo; a nave controlada pelo jogador é pequena, mas bem feita; as naves inimigas são bastante variadas entre si, sendo as maiores e os mestres das fases muito bem feitas e detalhadas; os cenários são ótimos, muito bem feitos, detalhados e diversificados, apresentando uma boa variedade de ambientes; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no jogo têm boa qualidade e combinam bem com o estilo do game; a trilha sonora de Phalanx é variada, com músicas empolgantes e outras mais calmas, sendo estas bastante agradáveis; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Ótima, com bons controles; a jogabilidade de Phalanx apresenta, ao mesmo tempo, elementos tradicionais de seu gênero e novidades, que tornam a experiência de jogo mais interessante e impedem que o game seja mais um dentre tantos jogos, dando-lhe uma identidade própria.
A nave controlada pelo jogador se movimenta de maneira suave pelo cenário, dispondo de um sistema de ajuste de velocidade que pode ser controlado pelo jogador; o sistema de armas conta com um canhão básico , que faz disparos em sequência, mas ao longo do jogo surgem diversas armas, com poder de destruição e efeitos variados entre si, o jogador pode armazenar várias dessas armas ao mesmo tempo, selecionando aquela que será utilizada com um botão, com essas armas é possível ainda realizar um ataque especial, porém, ele leva à perda do armamento equipado, a nave ainda conta com mísseis, que têm poder destrutivo considerável, mas que vêm em quantidade limitada; com exceção dos mísseis, todas as armas podem ser aprimoradas através dos power-ups presentes nas fases. Uma característica interessante deste jogo é a barra de energia da nave, diferentemente de outros shoot'em ups, onde basta um tiro para que a nave do jogador seja destruída, em Phalanx a nave pode suportar vários tiros antes de ser destruída, demonstrando sua condição através de uma barra de energia na parte inferior da tela.
As fases são bastante variadas entre si no que diz respeito ao desafio apresentado, não se limitando a lançar contra o jogador sucessivas esquadras de naves inimigas, os estágios apresentam diversos obstáculos e características peculiares que tornam o desafio muito interessante e impede que o jogo se torne repetitivo, sempre exigindo a atenção do jogador. A dificuldade pode ser selecionada, algo que contribui para tornar o desafio atraente para jogadores com diferentes níveis de habilidade.

Considerações finais

Apesar da capa notória pela estranha imagem na versão americana, Phalanx é um ótimo jogo, apresentando ótimos gráficos, trilha sonora agradável e jogabilidade variada, que garante constantemente um ótimo desafio; a soma de todas as qualidades faz deste jogo uma ótima opção dentre os shoot'em up lançados para o Super Nintendo!

Referências

Nenhum comentário: