domingo, 30 de janeiro de 2011

Kirby 64: The Crystal Shards (N64)

O jogo

Kirby 64: The Crystal Shards é um jogo de plataforma desenvolvido pela HAL Laboratory e publicado pela Nintendo; lançado em 2000 para Nintendo 64, o game é a primeira aventura de Kirby tanto no Nintendo 64 quanto em 3D. Este jogo se destaca por apresentar várias características bastante peculiares, tanto para as aventuras de Kirby quanto se comparado a outros jogos de plataforma.

História

Ripple Star é um planeta em forma de coração, habitado por fadas e lar de um grande cristal, cujo grande poder mantém a paz no planeta. Em razão de seu poder, o cristal atraiu a atenção de Dark Matter, que foi à Ripple Star para roubar o cristal e utilizá-lo para seus propósitos maléficos; no meio do caos da tentativa de roubo, a rainha de Ripple Star ordena a fada Ribbon que leve o cristal para um lugar seguro, Dark Matter percebe a retirada do cristal do planeta e passa a perseguir Ribbon; após uma curta perseguição, Dark Matter atinge Ribbon e o cristal, fazendo com que este se despedaçasse e seus fragmentos parassem em planetas diferentes, enquanto Ribbon cai inconsciente em Pop Star. Enquanto isso, Kirby está descansando quando Ribbon e um pedaço de crista caem sobre sua cabeça, Kirby se levanta e para olhar a seu redor e ver o que está acontecendo, mas logo depois é atingido por outro pedaço de cristal. Kirby se levanta novamente e vai até onde está a fada, Ribbon se levanta e percebe que o cristal que carrega tem apenas uma fração do tamanho original, e Kirby, ao avisar que encontrou outro cristal,  acaba juntando os dois pedaços de cristal, que se fundem em um cristal um pouco maior. Kirby propõe a Ribbon que eles comecem a buscar por outros pedaços de cristal antes que Dark Matter os encontre.

Gráficos

São excelentes; o visual do game é todo em 3D, trazendo um universo colorido, vivo e que está de acordo com outros jogos de Kirby; os personagens são muito bem feitos; os inimigos são bem feitos e variados, com destaque para os mestres; os cenários impressionam pela beleza, variedade e riqueza de detalhes, sendo muito bem modelados e com ótimas texturas; no início do game e entre algumas fases há ótimas animações que contam a história do jogo; a animação de personagens, inimigos e objetos do cenário flui impecavelmente.
Imagens do jogo

Som

Excelente; as músicas presentes no jogo são bastante agradáveis e cativantes, combinando muito bem com o estilo do game; a trilha sonora de Kirby 64: The Crystal Shards é uma das melhores dentre os jogos do Kirby lançados até então; os efeitos sonoros são ótimos, cumprindo muito bem seus papéis.

Jogabilidade

Excelente, com ótimos controles; a jogabilidade de Kirby 64: The Crystal Shards é interessante, pois faz uso de uma mecânica de jogos de plataforma 2D, mas em um ambiente tridimensional, enquanto mantém muitas das características dos games de plataforma de Kirby lançados anteriormente, assim como as habilidades do protagonista.
Kirby manteve todas suas habilidades vistas em jogos anteriores, mas algumas delas sofreram modificações, como a capacidade de inflar e voar, que não pode mais ser utilizada por tempo ilimitado; mas a principal alteração está na capacidade de engolir inimigos e assumir seus poderes, agora Kirby pode carregar ao mesmo tempo duas habilidades diferentes, que se combinam para dar ao personagem poderes bastante inusitados e às vezes muito fortes, também é possível combinar duas habilidades iguais, mas neste caso o poder destrutivo de tal habilidade é apenas ampliado. Em algumas fases outros personagens, como o Rei Dedede podem ajudar Kirby a superar obstáculos que o protagonista não seria capaz de vencer sozinho.
As fases são bastante variadas, tanto no que tange ao design dos cenários quanto no que diz respeito aos desafios; o design das fases é incrivelmente criativo, mesclando perfeitamente características de jogos de plataforma em 2D com o ambiente totalmente em 3D, com locais em que o personagem se movimenta plenamente pelo cenário 3D, mas controlado de forma semelhante a um jogo em 2D e isso dá ao game uma jogabilidade única; sobre os desafios presentes, eles são incrivelmente variados, muitas vezes se encontrando nas diversas seções das fases, que escondem armadilhas e segredos. A dificuldade não é alta, o que torna este jogo acessível para jogadores menos habilidosos e o progresso é salvo automaticamente.

Considerações finais

Kirby 64: The Crystal Shards é um excelente jogo, que combina ótima jogabilidade com estilo de games 2D com gráficos totalmente tridimensionais, somados a uma ótima trilha sonora; o game se revela um grande conjunto, maior que suas qualidades individuais, se tornando assim um dos jogos mais agradáveis e divertidos do Nintendo 64!

Referências

Nenhum comentário: