domingo, 23 de janeiro de 2011

Street Fighter II (SNES)

A série

Street Fighter é uma série de jogos de luta desenvolvida e publicada pela Capcom; a franquia teve início em 1987 com o jogo de mesmo nome lançado para Arcade e que recebeu versões para alguns consoles domésticos, entretanto, a série ganhou notoriedade após o segundo game, que fez importantes mudanças e aprimoramentos no estilo do primeiro game, criando assim uma mecânica de jogo que se tornou referência para o gênero. A série teve inúmeros jogos lançados tanto para Arcade quanto para consoles domésticos ao longo dos anos, recebendo novos títulos até hoje. A franquia foi uma das responsáveis pelo boom dos jogos de luta na década de 1990, estabelecendo diversas características presentes em outros games do gênero.

O início da pancadaria moderna

Street Fighter II é um jogo de luta desenvolvido e publicado pela Capcom; lançado em 1991 para Arcade, o game recebeu novas versões também para Arcade nos anos seguintes, versões estas que traziam aprimoramentos em diversos aspectos e novos personagens; também foram lançadas inúmeras versões para consoles domésticos e portáteis ao longo dos anos, sendo o Mega Drive e o Super Nintendo duas das plataformas que receberam as conversões mais conhecidas do jogo de Arcade. A versão avaliada neste texto é a lançada para Super Nintendo em 1992.

Gráficos

São ótimos; o visual geral do game é muito bom, trazendo para o SNES uma ótima adaptação dos gráficos da versão de Arcade; os personagens possuem um bom tamanho, são bem feitos e detalhados; os cenários são ótimos, muito bem feitos diversificados e detalhados, retratando muito bem diversos ambientes; alguns poderes utilizados pelos personagens durante as lutas são muito bem feitos; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Excelente; as músicas presentes no jogo são espetaculares, sendo bastante empolgantes, combinando muito bem com a atmosfera das lutas e variando de acordo com o cenário; a trilha sonora de Street Fighter II é uma das mais memoráveis de sua época, pois contribui significativamente para a criação de uma experiência de jogo única; as vozes dos personagens são muito boas e os efeitos sonoros são ótimos, cumprindo muito bem seus papéis.

Jogabilidade

Perfeita, com excelentes controles; a jogabilidade de Street Fighter II é um divisor de águas dentro do gênero Jogos de Luta, apresentando muitas das características que se tornaram inerentes a jogos de luta em 2D, estabelecendo um referencial para o gênero no que diz respeito tanto à jogabilidade quanto no que concerne a qualidade dos jogos.
Um dos principais elementos trazidos por Street Fighter II foi o sistema de golpes e técnicas especiais, o jogador tem a sua disposição um direcional, com o qual é possível movimentar o personagem pelo cenário, fazê-lo pular ou se agachar, além de seis botões de ação, sendo três para socos e três para chutes, cada um com um nível de força próprio; quanto aos movimentos especiais, cada personagem possui uma variedade de técnicas especiais, utilizadas através de comandos elaborados, alguns dos quais foram imortalizados não apenas na série, mas também na cultura gamer. As lutas seguem o padrão estabelecido no primeiro Street Fighter, os lutadores se enfrentam em ao menos dois rounds, até que a barra de energia de um dos lutadores se esvazie em cada combate, não havendo vencedor nessas duas lutas, rounds adicionais são realizados até que haja um vencedor.
Outra característica marcante e que se faz presente não apenas na série, mas em outros games de luta, é a possibilidade de o jogador escolher qual personagem controlar; diferentemente do primeiro Street Fighter, onde não havia essa possibilidade, contudo, alguns personagens presentes no jogo não estão disponíveis para o jogador, sendo estes controlados pelo jogador nas lutas finais.
Entre algumas lutas há desafios paralelos, que consistem na destruição de objetos dentro de um tempo limitado. Existe também uma modalidade para dois jogadores, modo de jogo este que ajudou a consolidar o sucesso do game, que é um dos Best-Sellers da Capcom.

As versões

Nos anos seguintes ao lançamento de Street Fighter II, a Capcom lançou inúmeras versões do game, com aprimoramentos nos gráficos, som, jogabilidade e novos personagens, tanto para Arcade quanto para consoles domésticos; independentemente da quantidade de versões lançadas pela Capcom ao longo dos anos, vou me ater apenas as versões lançadas para Super Nintendo.

1) Super Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting
Capa de Super Street Fighter II Turbo

Esta versão de Street Fighter II lançada em 1993 se diferencia do game original por trazer os quatro personagens finais: Balrog, Vega, Sagat e M.Bison como personagens jogáveis, além de novos esquemas de cores para as roupas dos personagens, mas sua principal característica é a possibilidade de aumentar a velocidade do jogo, o que torna os combates mais dinâmicos e intensos.

2) Super Street Fighter II
Capa de Super Street Fighter II

Esta versão de Street Fighter II lançada em 1994 traz importantes mudanças e adições, como o aprimoramento dos gráficos, que agora estão mais detalhados, além do novo desenho dos personagens na tela de seleção; houve ainda a adição de novos personagens: Cammy, T.Hawk, Deejay e Fei Long. Além disso, foram adicionados novos modos de jogo, como um sistema de campeonatos com múltiplos participantes.

O legado

A série Street Fighter deixou um legado muito interessante, não apenas dentro da Capcom, mas também no mundo dos games, pois seu sucesso após o segundo game foi um dos principais responsáveis pelo boom dos jogos de luta na década de 1990; dentro da Capcom ela teve uma importância particular, pois se tornou uma de suas principais franquias, recebendo novos jogos até a atual geração de consoles. Além disso, o universo da série já foi retratado em histórias em quadrinhos, animações e filmes com atores.

Considerações finais

A versão de Street Fighter II lançada para Super Nintendo é sem dúvida um excelente jogo, sendo uma ótima conversão do game original lançado para Arcade, aproveitando todas as capacidades do console da Nintendo, fora isso, o game é espetacular, sendo seu principal destaque a jogabilidade perfeita, que em conjunto com os ótimos gráficos e trilha sonora, compõem um jogo que continua incrivelmente divertido e desafiador até hoje; a soma das qualidade faz de Street Fighter II um clássico incontestável!

Referências

Nenhum comentário: