segunda-feira, 15 de março de 2010

Super Castlevania IV (SNES)

A chegada de Castlevania ao Super Nintendo

Super Castlevania IV é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela Konami; lançado em 1991 para Super Nintendo, o game marca a chegada da série a uma nova geração de consoles, que permitiram evoluções em todos os aspectos, que foram muito bem vindas à franquia.

História

O enredo deste jogo é o mesmo do Castlevania original, mas com adições; Drácula retornou de seu sono secular e lançou sobre a Transilvânia hordas de monstros, agora cabe a Simon Belmont, um caçador de vampiros e detentor do lendário chicote Vampire Killer livrar a Transilvânia do flagelo imposto por Drácula.

Gráficos

São ótimos, aproveitando-se das capacidades do Super Nintendo, os produtores do jogo usaram e abusaram do hardware do console, criando personagens e inimigos incríveis, maiores e mais detalhados que nos games anteriores; os cenários são magníficos, cheios de detalhes que passam despercebidos à primeira vista, guardando sua real beleza para os mais atentos; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Excelente, as músicas presentes no game são magníficas, sendo algumas delas composições inéditas e belíssimas e outras, versões de músicas clássicas da série, como Vampire Killer e Bloody Tears, que agora soam magníficamente; os efeitos sonoros também são ótimos e cumprem bem a seus papéis.

Jogabilidade

Perfeita, com controles que aproveitam bem a maior quantidade de botões disponíveis; se comparada a dos games anteriores, a jogabilidade de Super Castlevania IV sofreu um grande avanço, agora Simon pode atacar com seu chicote em oito direções diferentes, utilizá-lo para agarrar-se em ganchos e alcançar lugares mais distantes, como também manter o chicote solto, podendo utilizá-lo como escudo contra projéteis ou para atacar os inimigos, mas com menor dano; as armas secundárias estão presentes, mas agora são utilizadas com um botão próprio, não sendo mais necessário apertar cima e botão de ataque.
Apesar de ser, de certo modo, um remake do Castlevania original, Super Castlevania IV adiciona várias novas fases, muitas delas simplesente incríveis em termos de desafio, sendo bastante criativas e certamente impossíveis de serem feitas no NES. Não há caminhos múltiplos nem personagens extras como em Castlevania III: Dracula's Curse, mas isso não é problema, muito pelo contrário, fazendo deste game uma aventura linear, mas riquíssima. A dificuldade não é tão alta quanto nos games anteriores, mas isso não significa que este jogo é fácil, Super Castlevania IV exige muita habilidade e dedicação do jogador para ser finalizado.

Considerações finais

Super Castlevania IV marca a chegada de Castlevania à geração 16bits e ao Super Nintendo, com um game simplesmente perfeito em todos os aspectos, que está merecidamente entre os clássicos do console e também entre os melhores jogos da série; uma obra prima, sem dúvida!

Referências

Nenhum comentário: