terça-feira, 9 de março de 2010

Art of Fighting (Arcade)

A série

Art of Fighting é uma série de jogos de luta desenvolvida pela SNK e começou com o game homônimo à franquia, lançado em 1992; a série foi uma das primeiras franquias de games de luta da SNK, junto com Fatal Fury e são ambientadas no mesmo universo fictício.

A arte do combate

Art of Fighting é um jogo de luta desenvolvido e publicado pela SNK; lançado em 1992 para Arcade, Neo Geo AES, Neo Geo CD, Mega Drive e Super Nintendo, o game conta com uma jogabilidade que é ao mesmo tempo, bastante característica, mas que não foge muito daquilo que convencionou-se como padrão em jogos de luta. A versão avaliada neste texto é a lançada para Arcade.

História

Os dois amigos, Ryo Sakazaki e Robert Garcia estão em busca de Yuri, irmã de Ryo, que fora sequestrada por Mr.Big. Mr.Big sequestrou a garota para provocar seu pai, Takuma, criador do estilo fictício de karate conhecido como "Kyokugen Karate" e para se vingar de Ryo, que negou-se a trabalhar para ele.

Gráficos

São bons, os personagens são bem feitos e bastante detalhados, graças aos sprites grandes utilizados pelo jogo; os cenários são muito bem feitos e variados; a câmera do jogo merece destaque, pois ela se aproxima, afasta ou focaliza em determinadas áreas de acordo com o que acontece na luta; a animação não flui tão bem, mas não chega a ser ruim.
Imagens o jogo

Som

Bom, as músicas presentes no game são boas e combinam com o estilo do mesmo; as vozes dos personagens ficaram boas e os efeitos sonoros cumprem bem seu papel.

Jogabilidade

Muito boa, os controles são bons e respondem na hora certa; como dito anteriormente, a jogabilidade de Art of Fighting combina elementos próprios com outros mais tradicionais, os elementos mais clássicos são os esquemas de luta, de um contra um e o sistema de rounds; a parte da inovação fica por conta do controle dos personagens, que contam com um botão de soco, um de chute, um botão que se pressionado em conjunto com outros aumenta a força do ataque e um quarto botão, que serve para provocar o adversário. A provocação pode parecer inútil, mas serve para diminuir uma barra que contém a energia para os ataques especiais, algo sem dúvida, interessante.
A dificuldade é bem alta, o computador ataca ferozmente e não costuma dar brechas para o jogador contra atacar, o que pode tornar o jogo frustrante para jogadores menos habilidosos.

Considerações finais

Art of Fighting é um game interessante, pois ao mesmo tempo em que inova em certos aspectos, não foge muito do esquema tradicional dos jogos de luta, sem falar que é um desafio e tanto; em suma, um título memorável!

Referências

Nenhum comentário: