domingo, 7 de março de 2010

Ninja Gaiden (NES)

A série

Ninja Gaiden é uma série de jogos de ação desenvolvida pela Tecmo e protagonizada pelo ninja Ryu Hayabusa; a franquia começou nos Arcades, mas foi no NES que alcançou o estrelato, com games altamente desafiadores e histórias contadas através de cutscens cinematográficas. Em 2004 a série reviveu graças ao jogo Ninja Gaiden, lançado para Xbox; atualmente a série vem recebendo novos games para Xbox 360 e PlayStation 3.

Uma overdose de ação ninja

Ninja Gaiden é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela Tecmo; lançado em 1989 para NES, o game é o primeiro jogo da franquia homônima e desenvolvido em paralelo a versão de Arcade, sendo os jogos diferentes entre si.

História

Um ninja chamado Ryu Hayabusa encontra uma carta escrita por seu pai, Ken Hayabusa, que fora assassinado alguns dias antes em um duelo; nela haviam instruções para Ryu ir aos Estados Unidos e encontrar uma arqueólogo chamado Dr.Smith. Dr.Smith conta a Ryu que ele e Ken esconderam duas estátuas que são capazes de destruir o mundo caso sejam unidas. Ryu vai até a América do Sul para enfrentar Jaquio, líder de uma seita que deseja reunir as duas estátuas e assassino de seu pai.

Gráficos

São excelentes, o visual geral do game é muito bom, com personagens e inimigos bem feitos, detalhados e bem animados; os cenários são excelentes, ricamente detalhados e variados. O grande destaque da parte visual fica por conta das cutscenes entre as fases, que são espetáculares e ajudam a contar a história com um estilo cinematográfico.
Imagens do jogo

Som

Excelente, as músicas presentes no game são muito boas e empolgantes, combinando muito bem com a ação desenfreada; os efeitos sonoros também são muito bons.

Jogabilidade

Um espetáculo, com excelentes controles; a jogabilidade de Ninja Gaiden é simples e direta, Ryu pode atacar tanto com a espada quanto com armas secundárias variadas, encontradas com relativa abundância pelas fases, todas essas armas gastam uma espécie de munição e em quantidades diferentes, o que obriga o jogador a ser um pouco econômico; Ryu também pode agarrar-se às paredes e a partir delas pular para cima, uma habilidade bastante útil e frequentemente utilizada para alcançar lugares mais altos. Todas essas habilidades são extremamente úteis e seu domínio imprescindível, caso o jogador queira ter alguma chance.
As fases são um caso à parte, sendo bastante diversificadas em termos de desafio, exigindo cada vez mais do jogador à medida em que avança pelo game; a dificuldade é bastante elevada e aumenta cada vez mais conforme o jogador avança, porém, o game não é frustrante, muito pelo contrário, despertando no jogador um inexplicável masoquismo, que o estimula a continuar jogando cada vez mais.

Considerações finais

Ninja Gaiden é um game impecável, com excelentes gráficos, com destaque para as cutscenes cinematográficas, ótima trilha sonora e jogabilidade desafiadora e viciante; características que somadas criaram um verdadeiro clássico!

Referências

Nenhum comentário: