terça-feira, 23 de março de 2010

Star Ocean (SNES)

A série

Star Ocean é uma série de jogos de RPG desenvolvida pela Tri-Ace e publicada inicalmente pela Enix e atualmente pela SquareEnix; a franquia começou com o game homônimo, lançado para Super Nintendo em 1996; desde então a série ganhou jogos para PlayStation, Game Boy Color, PlayStation 2, PlayStation Portable, Xbox 360 e PlayStation 3. Uma característica marcante da série é o uso de uma temática futurista envolvendo viagens espaciais, algo pouco visto em RPGs, que muitas vezes exploram temáticas medievais.

Entre a terra e as estrelas, entre o passado e o futuro

Star Ocean é o primeiro jogo da série homônima, dando nome a mesma; lançado em 1996 para Super Nintendo, o game é um RPG que mistura fantasia medieval e ficção científica; este jogo levou o Super Nintendo ao seu limite, fazendo uso do chip S-DD1. O jogo não foi lançado fora do Japão e chegou ao ocidente graças a tradução não oficial feita por fãs. O game recebeu um remake para PSP, intitulado Star Ocean: the First Departure, lançado em 2008.

S-DD1

O chip S-DD1 é um poderoso descompressor ASIC criado pela Nintendo para uso em alguns cartuchos do Super Nintendo; criado para lidar com dados comprimidos através de codificação aritmética, o chip era utilizado em cartuchos de games onde era necessário armazenar enormes quantidades de dados, o que permitia jogos maiores ou com maior qualidade de gráficos e som. Os únicos jogos a utilizar esse chip foram Star Ocean e Street Fighter Alpha 2.

História

O jogo conta a história de Ratix Farrance, um jovem Fellpool que habita a cidade de Clatos, no planeta Roak, que ainda está na Idade Média; ele faz parte de um grupo chamado "Clatos Defense Force", um grupo de guerreiros que protege a cidade de ladrões e outros criminosos. Um dia, uma estranha doença que transforma as pessoas em pedra atinge os habitantes da cidade de Coule, ao norte de Clatos; o curandeiro da cidade vai à Coule para ajudar os habitantes, mas acaba infectado pela doença. Quando a notícia chega a Ratix, Milly (filha do curandeiro) e Dorn (amigo de Ratix), eles partem para o Monte Metox, pois lá encontra-se uma planta que é supostamente capaz de curar qualquer doença. Na esperança de encontrar a cura para a doença, eles chegam ao topo da montanha, onde estão algumas das flores; repentinamente, um misterioso facho de luz surge do céu e dele saem duas pessoas vestindo roupas estranhas e que se apresentam como Ronixis e Iria, dois membros da tripulação da nave espacial Calnus, da Aliança Terrestre, que dizem que a misteriosa doença foi trazida por uma raça alienígena chamada Lezonians, com quem a Aliança Terrestre está em guerra; os terráqueos também afirmam que a flor que Ratix e seus amigos estavam procurando é incapaz de curar a doença. Agora Ratix e os outros buscam a cura para a misteriosa doença e os motivos que levaram os Lezonians a lançá-la contra a cidade de Coule.

Gráficos

São impressionantes, justificando muito bem o uso do chip S-DD1, Star Ocean conta com gráficos que podem facilmente serem considerados alguns dos mais belos já vistos no Super Nintendo; com personagens caprichados e ricamente detalhados, inimigos variados, cenários de beleza exuberante e magias espetaculares; em suma, Star Ocean é visualmente magnífico.
Imagens do jogo

Som

Simplesmente incrível, o game conta com músicas belíssimas em todos os momentos, variando de acordo com a situação, mas sem perder a magnitude; em muitos momentos os personagens falam e as vozes dos mesmos também são ótimas, apesar das falas estarem todas em japonês; os efeitos sonoros condizem com a qualidade do áudio, sendo excelentes.

Jogabilidade

Perfeita, misturando diversos elementos, a jogabilidade de Star Ocean é bastante original; em muitos aspectos, o game é bastante tradicional, com o grupo de personagens controlado pelo jogador viajando pelo mundo, passando por cidades, comprando itens, armas e aprimorando-se conforma avança pelo jogo. De modo geral, existem diversos tipos de ambientes: cidades, estradas, dungeons e áreas de batalha. Nas cidades, o jogador pode conversar com as pessoas, obter informações, descansar em hospedarias, comprar itens e equipamentos novos, viajar de navio para outras localidades, dentre outras atividades; nas estradas, não há uma visão do personagem andando por um espaço mais amplo como em outros jogos, neste game, viajar a pé entre uma localidade e outra não difere muito de andar por uma cidade, com a diferença que aqui há inimigos que aparecem em batalhas aleatórias; as dungeons são áreas onde o jogador deve explorar, combater inimigos, resolver enigmas, realizar ações específicas e outras ações que os jogadores de RPG conhecem bem; as áreas de batalha são telas separadas, nas quais a equipe entra sempre que encontra um inimigo.
O sistema de batalha de Star Ocean é espetacular, combinando elementos de sistema de batalha por turnos com sistema de ação em tempo real, criando algo único; aqui, os personagens podem andar livremente pela área de batalha e podem atacar os inimigos a qualquer momento, porém, os adversários podem fazer o mesmo; uma peculiardade deste game é o fato de, em combate, apenas um personagem ser controlado diretamente pelo jogador, todos os outros são controlados pelo computador, contudo, o jogador possui total liberdade para alterar a composição da equipe, habilitar ou desabilitar técnicas e magias dos personagens, definir comportamentos no campo de batalha e formações de combate; todas essas possibilidades dão a Star Ocean um aspecto estratégico muito interessante, estimulando o jogador a experimentar novas estratégias de combate e a criar uma forma própria de organização da equipe e táticas de batalha.
Uma novidade de Star Ocean é seu sistema de habilidades, que funciona da seguinte forma: o jogador pode comprar com dinheiro em lojas específicas nas cidades, conhecimento em diversas áreas, como: técnicas de combate, culinária, desenho, treinamento de animais, ourivesaria, forja de armas, dentre outras; esse conhecimento adquirido pode ser transformado em novas habilidades para os personagens, ao custo de skill points, que são individuais de cada personagem, ganhos com o aumento de nível dos mesmos; o jogador pode utilizar os skill points para estimular habilidades em particular em algum personagem específico e assim obter novos talentos, que podem ser usados para criar ou aperfeiçoar armas, desenvolver acessórios, preparar itens de cura, dentre outras, o que torna as possibilidades praticamente ilimitadas.

Considerações finais

Star Ocean é um grande jogo, embora tenha sido lançado no final dos dias do Super Nintendo e apenas no Japão, este game não deixa de ser impressionante, com gráficos incríveis, trilha sonora magnífica e jogabilidade riquíssima, que fazem deste game não apenas um clássico, mas uma verdadeira obra prima!

Referências

Nenhum comentário: