sexta-feira, 15 de abril de 2011

Darxide (32X)

O jogo

Darxide é um shoot'em up desenvolvido pela Frontier Development e publicado pela Sega; lançado em 1995 para o add-on do Mega Drive, Sega 32X, o game é um space shooter em 3D, inspirado parcialmente no antigo game Asteroids. O jogo foi um dos últimos games lançados para 32X e seria um dos títulos de lançamento do Sega Neptune, console que combinaria os hardwares do Mega Drive e do 32X em um único aparelho. O game foi lançado somente na Europa e é bastante raro.

História

O jogador controla uma nave espacial solitária, que deve destruir asteróides e alienígenas que ameaçam aniquilar colônias espaciais humanas.

Gráficos

São bons; o visual do game é todo construído com polígonos, fazendo extenso uso das capacidades extras do 32X; a nave controlada pelo jogador é bem modelada, mas as texturas não são muito definidas; outros objetos presentes no cenário, como naves e asteróides são bem feitos; os cenários são basicamente o espaço aberto, nos quais é possível ver luas e galáxias ao fundo, que dão ao ambiente vazio um pouco mais de beleza; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Bom; as músicas presentes no jogo são boas e combinam bem com o estilo do game; a trilha sonora de Darxide faz uso de música eletrônica, com composições que se mostram adequadas ao estilo futurista do jogo; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Boa; os controles são um pouco estranhos e requerem um pouco de tempo para que o jogador se acostume com os mesmos; a jogabilidade de Darxide é toda em um ambiente em 3D, com um espaço vasto, pelo qual o jogador poderá transitar com sua nave e cumprir os objetivos de cada fase, que podem ser bastante específicos, mas ainda assim garantem alguma liberdade ao jogador, principalmente na forma como cumprir essa ou aquela tarefa.
A nave controlada pelo jogador possui alguns comandos básicos, como acelerar, reduzir a velocidade e atirar, essa quantidade de comandos, apesar de parecer pequena, é suficiente diante da proposta do game e dos desafios apresentados, dando ao jogador, em conjunto com a possibilidade de se mover livremente pelo cenário, o controle pleno da nave; sobre as armas, o jogador tem a disposição inicialmente um sistema de canhões laser, consideravelmente rápidos e poderosos, que funcionam de modo automático e são bastante eficientes contra asteróides e muitos dos inimigos, mas ao longo do jogo é possível adquirir novas armas, que aumentam o poder destrutivo da nave.
Como dito anteriormente, as fases consistem em missões específicas, nas quais o jogador deverá cumprir objetivos determinados e dentro de um período de tempo; durante a fase, o jogador pode mover-se livremente pelo cenário e agir como quiser desde que cumpra o objetivo estabelecido dentro do tempo disponível. As missões que devem ser cumpridas pelo jogador têm alguma variedade, consistindo em diversos casos, na destruição de alguns alvos específicos, que podem ser eliminados com as armas disponíveis ao jogador; nesse ponto a liberdade de movimentação e a possibilidade de destruição de naves e asteróides a critério do jogador é que o game mostra sua inspiração no clássico Asteroids. A dificuldade pode ser selecionada e o idioma utilizado em todo o game ajustado logo no início.

Considerações finais [1]

Darxide é um bom jogo, apresentando bons gráficos, boa trilha sonora e jogabilidade competente dentro daquilo a que se propõe; embora seja um game bastante honesto dentro de sua proposta original, ganha maior destaque pelo fato de ser um dos poucos bons jogos do 32X, add-on cuja biblioteca não é das mais amplas; em suma, um bom game, mas apenas isso.

Considerações finais [2]

Infelizmente ainda estou mais atarefado que gostaria, o que me impediu de jogar e escrever para o blog, por isso o atraso indecente na publicação da primeira análise de um game do mês. Peço desculpas e farei o possível para publicar tudo àquilo que que foi planejado.

Referências

Nenhum comentário: