sábado, 23 de abril de 2011

Arkanoid: Revenge of Doh (MSX)

A vingança de Doh

Arkanoid: Revenge of Doh, também conhecido como Arkanoid II, é um jogo de ação desenvolvido e publicado pela Taito; lançado em 1987 para Arcade e em 1988 para diversos computadores domésticos, o game é a sequência do clássico Arkanoid, lançado anos antes. O game em si mantém as principais características do jogo anterior, mas com algumas adições pontuais. A versão avaliada neste texto é a lançada para MSX em 1988.

História

O misterioso inimigo conhecido como Doh retornou para se vingar de Vaus. O jogador agora deve controlar a barra Vaus e superar inúmeros obstáculos até a derrota definitiva de Doh.

Gráficos

São muito bons; O visual do game é bem feito e colorido; a barra controlada pelo jogador é simples, mas bem feita; a disposição dos objetos pela área de jogo é bastante variada, assumindo formas bem interessantes em alguns momentos; os fundos utilizados na área de jogo são bem feitos e variados, ajudando a quebrar a autonomia do ambiente; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Muito bom; em boa parte do jogo não há música, apenas os efeitos sonoros, mas nos momentos em que há músicas, elas se mostram muito boas e perfeitamente adequadas ao estilo do game; os efeitos sonoros são bons, cumprindo muito bem seus papéis.

Jogabilidade

Ótima, com bons controles; a jogabilidade de Arkanoid: Revenge of Doh mantém praticamente todas as características que consagram tanto seu antecessor quanto o estilo de jogo, apresentando somente algumas mudanças em determinados pontos da jogabilidade, contudo, essas mudanças tornaram o game mais interessante, dando opções ao jogador e obrigando-o a fazer escolhas ao longo do game.
Uma das mudanças presentes foi a adição de um sistema de escolha de fases, após eliminar todos os blocos do cenário, surgem duas entradas uma de cada lado, essas entradas levam a fases diferentes entre si, permitindo ao jogador passar por caminhos diferentes sempre que joga. Outra adição importante foi um mini-chefe, que surge após algumas fases; também houve mudanças quanto aos power-ups, não sendo possível acumular seus efeitos, podendo o jogador aproveitar apenas um por vez; além disso, houve adições de novos tipos de blocos, que se regeneram e voltam ao cenário.
Muito da mecânica de jogo, como dito anteriormente, foi mantido, embora embora tenha havido adições em vários aspectos, a simplicidade e a diversão características do primeiro game foram mantidas. A dificuldade está no ponto certo e o game tem um modo de editor de fases.

Considerações finais

Arkanoid: Revenge of Doh não representa uma revolução se comparado a seu antecessor, mas ainda assim traz novidades interessantes, que tornam o game mais variado, mas sem perder de vista a simplicidade e a diversão, características marcantes do Arkanoid original; um game memorável e que realmente vale a pena!

Referências

Nenhum comentário: