terça-feira, 27 de julho de 2010

Castlevania Legends (GB)

O jogo

Castlevania Legends é um jogo de ação e plataforma desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Nagoya  e publicado pela Konami; lançado em 1997 no Japão e em 1998 nos EUA e Europa para Game Boy, o game é o terceiro e último jogo da série Castlevania lançado para o Game Boy original.

História

No ano de 1450, uma jovem chamada Sonia Belmont, que tinha o dom de enxergar criaturas das trevas invisíveis para as pessoas comuns, e detentora do chicote Vampire Killer, parte para enfrentar Drácula ao lado de Alucard, filho do vampiro com uma humana. Sonia foi a primeira pessoa da família Belmont a enfrentar Drácula.
Nota: Anos após o lançamento, Castlevania Legends foi retirado da cronologia oficial da série, sob alegações de que o enredo era conflitante com a linha do tempo e os principais jogos da franquia.

Gráficos

São ótimos para os padrões do Game Boy; os personagens e inimigos são bem feitos e detalhados; os cenários impressionam pela beleza e riqueza de detalhes, sendo também bastante variados; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no jogo são muito bonitas, porém, não estão no mesmo nível das composições de outros jogos da série; os efeitos sonoros são muito bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Ótima, com bons controles; a jogabilidade é o grande destaque de Castlevania Legends, mantendo-se bastante próxima do visto em outros jogos da franquia, mas com características próprias, que dão ao game um estilo distinto e bastante interessante.
Os controles do game são ótimos, respondendo muito bem, a movimentação da personagem é bastante suave, podendo movimentar-se de maneiras que não seriam possíveis em alguns Castlevanias; neste game é possível mudar a direção durante o pulo, algo impossível em vários dos jogos mais antigos da série.
A estrutura do game, de modo geral, está dentro do visto em outros Castlevanias, com fases com progressão lateral, nas quais Sonia deve enfrentar hordas de inimigos, superar toda espécie de armadilhas e obstáculos e enfrentar um mestre no final, algo bastante tradicional, mas que aqui ganha um estilo próprio; o chicote pode ser aprimorado, ganhando os mesmos poderes do Vampire Killer visto em Castlevania: The Adventure, mas sem a perda de força caso a personagem seja atingida; as armas secundárias não estão presentes, em seus lugares foram adicionados alguns poderes especiais, que são obtidos em cada fase e que são utilizados da mesma forma que as armas auxiliares. A dificuldade é alta e o progresso do jogador pode ser salvo através de passwords.

Considerações finais

Castlevania Legends marca a despedida da série do Game Boy original, com um game que se tornou Cult dentro da biblioteca do portátil da Nintendo; embora tenha sido removido da cronologia oficial da série, o jogo é muito bom, sendo bastante desafiador e divertido; em suma, um jogo que realmente vale a pena!

Referências

Nenhum comentário: