sexta-feira, 23 de julho de 2010

Captain Tomaday (Arcade)

Tomatinho voador

Captain Tomaday é um shoot'em up desenvolvido e publicado pela Visco; lançado em 1999 para a máquina de Arcade Neo Geo MVS, o game é um shoot'em up tradicional em alguns pontos, mas com uma visível veia cômica. O jogo não foi lançado oficialmente fora do Japão.

História

Uma horda de invasores estranhos chega à Terra, causando muita confusão; nesse período, no laboratório de um cientista, um tomate cai, do pequeno pé que estava dentro do laboratório, em um frasco com uma estranha fórmula, sofrendo mutações e transformando-se em Captain Tomaday; movido por algum senso de dever, o inusitado super herói sai voando do laboratório e parte para enfrentar os invasores.

Gráficos

São ótimos; o visual geral do jogo contribui significativamente para a criação do estilo cômico do game, os personagens e inimigos são muito bem feitos e detalhados; os cenários impressionam pela beleza, diversidade e riqueza de detalhes; na abertura do jogo e entre as fases há excelentes animações; a animação do jogo flui impecavelmente.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; as músicas presentes no game são muito boas, sendo bastante diversificadas, passando do alegre ao empolgante; as falas presentes no jogo são muito boas; os efeitos sonoros também são muito bons.

Jogabilidade

Excelente, os controles respondem bem, mas são um pouco estranhos, o que requer algum tempo para que o jogador se adapte aos mesmos; como dito anteriormente, Captain Tomaday é um shoot'em up que traz alguns elementos mais tradicionais do gênero, como a progressão vertical, as grandes quantidades de inimigos  e os power-ups, contudo, o game conta com um estilo cômico bastante característico, que molda completamente a forma como muitos dos elementos citados são apresentados.
O protagonista pode atacar com socos, desferidos com ambas as mãos e que contam com controles diferentes, sendo um botão para a mão esquerda e outro para a direita, essa característica permite não apenas maior dinamismo nos ataques, como também a diversificação na forma de ataque; se Captain Tomaday ataca somente com uma mão, a outra começa a acumular energia e após algum tempo é possível desferir um poderoso soco, ainda em relação ao ataque do protagonista, os socos têm alcance limitado e sua aparência lembra o personagem Rayman, da série homônima, pelo distanciamento das mãos do corpo. Os power-ups seguem o estilo cômico do jogo e alguns afetam o protagonista de diversas formas, alterando seu tamanho ou mudando sua aparência. A dificuldade é alta, mas não está distante do visto em outros games do gênero.

Considerações finais

Captain Tomaday é um jogo bastante inusitado, mas muito divertido, não apenas por conta de seu lado humorístico, que é sem dúvida um dos principais atrativos do game, mas também pelo desafio proporcionado, que é simplesmente ótimo, o que contribui para fazer com que este jogo seja mais que recomendado!

Referências

Nenhum comentário: