segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Super Mario Land 2: 6 Golden Coins (GB)

O jogo

Super Mario Land 2: 6 Golden Coins é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo; lançado em 1992 para Game Boy, o game é a sequência de Super Mario Land, apresentando muitas das características clássicas dos jogos do encanador, ao mesmo tempo em que faz adições interessantes na jogabilidade.

História

Enquanto Mario estava em Sarassaland, em uma aventura para resgatar a princesa Daisy das garras de Tatanga, Wario lançou um feitiço sobre os habitantes da ilha de Mario, Mario Land, para que estes se tornassem leais ao ganancioso rival do encanador e rebatizou a ilha como Wario Land; Wario se trancou no castelo, removendo as seis moedas douradas que estavam na porta e que serviam como chave, espalhando-as pela ilha; ao retornar, Mario se deparou com a situação e decidiu ir atrás das seis moedas douradas para entrar no castelo, expulsar o invasor e restaurar a ordem.

Gráficos

São excelentes para os padrões do Game Boy; o visual deste jogo tem um estilo mais próximo de Super Mario Bros. 3 e Super Mario World, diferentemente de seu antecessor, inspirado no Super Mario Bros. original; Mario está maior e mais detalhado, contando com um visual mais próximo do visto em sua aventura no Super Nintendo; os inimigos também estão maiores e mais detalhados; os cenários são muito bem feitos, variados e detalhados, retratando diversos ambientes; entre as fases há um mapa, pelo qual o jogador pode escolher quais estágios visitar; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Excelente; as músicas presentes no jogo são ótimas, sendo muito bonitas e cativantes, combinando bem com o estilo do game e contribuindo para melhorar a experiência como um todo; os efeitos sonoros são bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Excelente, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Super Mario Land 2: 6 Golden Coins é, assim como os gráficos, mais próxima do visto em Super Mario Bros. 3 e Super Mario World, apresentando uma jogabilidade mais complexa, com o uso de mapas com a disposição de todas as fases e a possibilidade de livre escolha quanto aos estágios que serão visitados.
Sobre os estágios, eles ainda conservam o estilo tradicional dos games de plataforma do Mario, com progressão lateral simples e direta, em cenários repletos de obstáculos, armadilhas e desafios, nos quais o jogador deve chegar ao final para completá-los, os desafios apresentados nessas fases são bastante variados e interessantes, raramente colocando o jogador em situações repetitivas, mas ainda assim conservam aquele estilo familiar aos jogos do encanador. Entre as fases há um mapa, pelo qual o jogador pode escolher quais fases visitar, as moedas douradas estão escondidas em pequenos conjuntos de estágios espalhados pelo mapa, nos quais o jogador deverá superar todas as fases e enfrentar um mestre para obter a moeda em seu poder.
Sobre as habilidades de Mario, o encanador ainda pode correr e pular, além disso, itens como cogumelos, flores-de-fogo e estrelas estão presentes, uma adição nesse aspecto foi uma cenoura, que dá a Mario orelhas de coelho e novas habilidades, como pular mais alto que antes e poder retardar a queda com as orelhas, esse novo item é bastante útil e torna a experiência de jogo mais interessante em razão das novas habilidades por ele concedidas. A dificuldade está no ponto certo e as fases concluídas são salvas automaticamente.

Considerações finais

Super Mario Land 2: 6 Golden Coins é um grande jogo, pois consegue levar para o Game Boy uma aventura bastante original, mas ao mesmo tempo familiar, proporcionando aos jogadores desafios variados e constantes, somados a excelentes gráficos e trilha sonora; em suma, não apenas um clássico, mas um dos melhores jogos do Game Boy!

Referências

Nenhum comentário: