domingo, 14 de novembro de 2010

Bubble Bobble (NES)

Bolhas e dinossauros coloridos

Bubble Bobble é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Taito; lançado originalmente para Arcade em 1986, o game recebeu nos anos seguintes versões para o Computador Amiga, Amstrad CPC, Apple II, Atari ST, Commodore 64, MS-DOS, Game Boy, Game Gear, Game Boy Color, MSX, NES, Master System e ZX Spectrum. O jogo em si é um game de plataforma com cenário estático, mas que muda conforme o desempenho do jogador. A versão avaliada neste texto é a lançada para NES em 1988.

História

Bubble Bobble conta a história de dois humanos, Bub e Bob, que ao vagar por uma misteriosa caverna acabam sendo transformados em dinossauros. Agora, para voltarem ao normal, eles devem chegar ao fim da caverna.

Gráficos

São ótimos para os padrões do NES; o visual do game é bastante colorido e cativante; os personagens são pequenos, mas bem feitos e coloridos; os inimigos, assim como os personagens, são pequenos e bem feitos, possuindo uma boa variedade; os cenários são muito bons, sendo diversificados e alguns deles possuem estilos muito interessantes; a animação do jogo flui bem.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; a trilha sonora do jogo é muito boa, com músicas bastante cativantes, a música que toca nas fases, apesar de ser sempre a mesma, não é enjoativa e muda de ritmo conforme o desempenho do jogador; os efeitos sonoros são muito bons, cumprindo bem seus papéis.

Jogabilidade

Ótima, com controles simples e precisos; a jogabilidade de Bubble Bobble é típica de um jogo de Arcade, simples, direta e sem muito aprofundamento em certos aspectos, contudo, isso não diminui o jogo em nenhum aspecto, apresentando uma jogabilidade bastante agradável dentro de sua proposta.
As fases possuem uma estrutura muito simples, mas interessante, elas contam com apenas uma tela, devendo o personagem controlado pelo jogador derrotar todos os inimigos ali presentes, essa tarefa pode parecer simples, mas em alguns momentos ela se revela mais complexa do que realmente aparenta, pois os inimigos, em razão de sua variedade, possuem padrões de movimentação diferentes entre si, além disso, quando sobra  apenas um inimigo na tela, ele se torna mais agressivo, passando a se movimentar mais rápido. Para eliminar os inimigos, o personagem pode disparar bolhas pela boca, essas bolhas aprisionam os inimigos e permitem que o personagem os transformem em itens que rendem pontos.
O game é constituído de uma extensa sucessão de fases, as quais o jogador deve superar; o jogo possui um modo cooperativo para duas pessoas. O progresso do jogador pode ser salvo através de passwords, uma adição muito bem vinda em virtude da extensão do jogo.

Considerações finais

Bubble Bobble é um jogo cativante e muito divertido, pois sua jogabilidade simples, mas envolvente, se revela bastante desafiadora e divertida, além disso, o game conta com gráficos muito bons e trilha sonora de igual qualidade; a soma dessas virtudes faz desse jogo um clássico!

Referências

2 comentários:

Guilherme disse...

Muito bom, joguei bastante esse jogo. Apesar de não comentar muito, sempre leio seu blog.

Comecei um blog também, qualquer coisa dá uma passada lá também: http://nestalgia.wordpress.com/

Abraços!

Gabriel disse...

@Guilherme,

Agradeço pela visita e pelo comentário, é sempre bom saber que existem leitores fiéis.

A propósito, parabéns pelo blog, começou muito bem!

Abraços!