domingo, 19 de setembro de 2010

Thunder Force II (MD)

A série

Thunder Force é uma série de shoot'em ups desenvolvida e publicada pela Technosoft; a franquia teve início em 1983 com o jogo de mesmo nome, lançado para vários computadores disponíveis no mercado japonês na época, como o Sharp X1 e o NEC PC-8801 mkII. A série alcançou a popularidade com com os jogos lançados para Mega Drive; o título mais recente da franquia foi lançado para PlayStation 2.

O jogo

Thunder Foce II é um shoot'em up desenvolvido e publicado pela Technosoft; lançado em 1988 para o computador Sharp X68000 e em 1989 para Mega Drive, o game é a sequência direta do primeiro Thunder Force. A versão para Mega Drive, avaliada neste texto, foi o primeiro game lançado por uma desenvolvedora que não fosse a Sega para o console.

História

Logo após os eventos vistos em Thunder Force, o Império ORN cria uma nova e poderosa nave de batalha, a "Plealos"; utilizando essa nave, o Império ataca novamente a Federação da Galáxia, destruindo o planeta Reda e devastando o planeta Nepura, que o Império consegue conquistar. Após algum tempo, a Federação descobre que o Império esconde a Plealos no subterrâneo do planeta Nepura e começa a planejar o ataque. A Federação envia uma esquadra composta por naves Fire Leo para destruir a Plealos.

Gráficos

São muito bons; a nave do jogador pode ser simples, mas é bem feita; os inimigos são muito bem feitos, bastante variados e os maiores são bem detalhados; os cenários são ótimos, sendo bastante diversificados, muito bem feitos e detalhados; a animação do jogo flui muito bem.
Imagens do jogo

Som

Ótimo; a trilha sonora de Thunder Force II impressiona pela qualidade, contando com músicas muito boas e bastante empolgantes, que combinam muito bem com a ação do jogo; os efeitos sonoros também são bons, cumprindo bem seus papéis; as vozes presentes no jogo são, de modo geral, boas, mas em alguns momentos a qualidade das mesmas não colabora, tornando difícil compreender aquilo que é dito.

Jogabilidade

Ótima, com bons controles; a jogabilidade de Thunder Force II é bastante diferente da vista em seu antecessor e em outros games do mesmo gênero, combinando fases com estilo mais tradicional, com progressão na horizontal, com estágios em que a câmera está posicionada no alto e é possível explorar livremente o cenário.
Nas fases em que há a livre exploração, o jogador deve percorrer o cenário em busca de naves e bases inimigas, devendo destruí-las; nesses estágios o jogador pode circular, de certo modo, livremente pelo cenário, havendo em algumas fases barreiras, que podem destruir a nave do jogador caso passe por elas, mas é possível remover algumas delas temporariamente, bastando para isso atirar nos locais certos.
Nas fases com progressão horizontal, o game adquire um estilo mais tradicional, com rolagem automática da tela, em estágios que apresentam não apenas grandes quantidades de inimigos, mas também cenários elaborados, pelos quais o jogador deve passar.
Uma característica comum a ambos os estilos de fases é a nave e seu sistema de armas; a nave começa com duas armas, um canhão que dispara dois tiros ao mesmo tempo e em uma única direção e uma arma que dispara ao mesmo tempo para frente e para trás, podendo o jogador equipar qualquer uma delas sempre que achar conveniente, também é possível encontrar novas armas e equipamentos de defesa, através de power-ups, que aparecem com relativa frequência. A dificuldade é progressiva.

Considerações finais

Apesar de seu um jogo muito bom, Thunder Force II destoa dos outros games da série, em razão das experiências feitas com as fases de cenário aberto, que embora sejam interessantes, podem ser um pouco confusas; fora isso, o game é bastante competente em todos os aspectos e, que no final das contas, acaba valendo muito a pena!

Referências

Nenhum comentário: