sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Legacy of Kain: Soul Reaver (PC)

A série

Legacy of Kain é uma série de jogos desenvolvida pela Crystal Dynamics e publicada inicialmente pela Silicon Knights, posteriormente, os games da franquia passaram a ser publicados pela Eidos. Os games da série são de plataforma/ação e se passam no mundo fictício de Nosgoth.

Redenção e vingança

Legacy of Kain: Soul Reaver é um game de ação/plataforma desenvolvido pela Crystal Dynamics e publicado pela Eidos; lançado em 1999 para PlayStation e PC, e em 2000 para Dreamcast; o game foi aclamado tanto pelo público quanto pela crítica. Este jogo foi mais um daqueles que adquiri naquelas revistas que trazem jogos "de brinde", e cujo preço é uma fração do que é cobrado de jogos na época de lançamento.

História

Retirado e adaptado da revista que acompanhava o game:
"Passou-se mil anos desde que Lord Kain construiu sua capital nas ruínas dos pilares de Nosgoth e começou sua conquista do mundo. Seu primeiro ato foi recrutar um grupo de auxiliares. Mergulhando no mundo inferior, Kain atraiu suas almas e deu origem a seus assistentes: dentre eles estava Raziel. Raziel e os outros assistentes de Kain formaram seis legiões de vampiros para conquistar Nosgoth. A destruição dos principais reinos humanos era inevitável.

Em um século, a humanidade fora completamente domesticada, contudo, ainda haviam alguns humanos selvagens espalhados pelo interior, agarrados à sua guerra santa para livrar Nosgoth do "flagelo vampiro"; eles eram tolerados e tornavam a vida dos inexperientes mais desafiadora.

Os vampiros, conforme amadureciam, evoluíam e tornavam-se superiores; Kain era sempre o primeiro a experimentar as evoluções e seus auxiliares o seguiam após alguns anos, até o dia em que Kain foi superado.

Raziel, um dos auxiliares de Kain, teve a audácia de evoluir antes de seu senhor, ao ser agraciado com asas, Raziel superou seu mestre e foi punido por isso. Por conta de sua impertinência, Raziel teve suas asas destroçadas e foi jogado no Lago dos Mortos, destino dos fracos e traidores. Dor imensurável, agonia indescritível, o tempo deixou de existir; em algum momento a queda cessou e Raziel ouviu uma voz através da dor."

A voz que Raziel ouvia era a do deus ancião, que lhe contou que o domínio de Kain sobre Nosgoth impedia a roda do destino de girar e, consequentemente, de as almas cumprirem seus destinos; para restaurar a ordem, o deus ancião salvou Raziel da total destruição e deu a ele a chance de vingar-se de Kain e assim fazer com que a roda do destino gire novamente.

Gráficos

São excelentes, tanto Raziel quanto os inimigos e cenários são muito bem feitos e definidos, com texturas muito boas e definidas; o game conta com um visual sombrio deveras interessante; a animação flui muito bem durante o jogo todo e o vídeo de introdução é espetacular.




Imagens do jogo

Som

Também é excelente, as músicas são belíssimas e combinam perfeitamente com a atmosfera do jogo; as vozes merecem destaque, pois a atuação dos dubladores foi magnífca.
Jogabilidade
O ponto de maior destaque em Soul Reaver; durante o jogo, Raziel deverá transitar constantemente pelos planos material e espiritual a fim de progredir pelo game, esses planos existem paralelamente.
Apesar da interacão com objetos ser limitada no plano espiritual, Raziel pode passar livremente pela água, que é tão palpável quanto o ar, ou mesmo por portões que no mundo material são intrasponíveis. No mundo material, Raziel pode manipular objetos como blocos e alavancas, ambos os itens estão presentes em diversos momentos do game; fora isso, Raziel também pode utilizar lanças e tochas com armas.
Com relação aos inimigos, eles existem nos dois planos; no plano material, os inimigos mais comuns são humanos, que se dividem em: civis, caçadores de vampiros e adoradores; e vampiros, que se subdividem em diversos tipos, identificáveis pelos atributos remanescentes dos líderes dos clãs que integram. No plano espiritual, os principais inimigos são devoradores de almas e fantasmas de vampiros.
Raziel, conforme avança, adquire novas habilidades e passa a utilizar magias. A dificuldade é mediana e os controles podem ser alterados tanto para uso em teclado quanto para uso em joypad.
Comentário: Pessoalmente prefiro utilizar joypad, pois torna as respostas do jogador mais dinâmicas.
Considerações finais [1]

Legacy of Kain:Soul Reaver é o tipo de jogo que merecidamente fez sucesso, pois combina com maestria excelentes gráficos, trilha sonora e diálogos caprichados e jogabilidade impecável; atributos estes que fazem de Soul Reaver um título memorável!
Considerações finais [2]
Este foi meu primeiro texto escrito e postado totalmente com meu notebook.
Referências
Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Legacy_of_Kain
Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Legacy_of_Kain:_Soul_Reaver

Nenhum comentário: