Introdução
Saudações aos leitores. Lembro-me de ter dito no início do mês que desta vez eu escreveria um artigo em vez de um texto sobre algum console; de fato acabei escrevendo um "híbrido", parte artigo, parte texto sobre console. A seguir vou tratar acerca dos consoles clones, o que explica a parte texto sobre console, mas não vou me ater a dados técnicos ou escrever de maneira detalhada sobre algum console em particular, o que explica a parte artigo. Bom, chega de conversa fiada e vamos ao que interessa.
Definição de console clone
Um console clone pode ser definido como uma versão produzida por terceiros de um console mais famoso, muitas vezes, esses consoles são versões não licenciadas/piratas; contudo, eles são alternativas mais em conta se comparados a consoles mais famosos.
Esses consoles, como disse anteriormente, apresentam-se como alternativas mais baratas a consoles mais famosos, tais consoles foram bem sucedidos com o público em várias partes do globo, como a América Latina, os países que outrora fizeram parte da União Soviética, dentre outras regiões.
O Hardware
O hardware destes consoles variava, mas era basicamente composto por um chip que reproduzia o funcionamento do hardware original, somado a inclusão de jogos na memória e uma entrada para cartuchos. O design era variável, pois houveram clones cujo visual era praticamente idêntico ao do console original ao mesmo tempo em que existiram consoles com design originais.
Clones do NES/Famicom
Imagem de um clone do NES/Famicom com design semelhante ao do PlayStation
Devido sua popularidade, o NES/Famicom foi um dos consoles mais clonados da história. Tais clones são comumente chamados de "Famiclones", são aparelhos eletrônicos desnvolvidos para reproduzir o funcionamento do NES/Famicom e assim rodar seus jogos; muitos desses consoles eram fabricados na China e em Taiwan. Em alguns lugares, como a América do Sul e a antiga União Soviética, o NES não foi lançado oficialmente durante muito tempo, e os clones eram opções de vídeo games disponíveis nessas regiões; vários desses consoles fizeram bastante sucesso nesses mercados.
Megavision
Imagem do Megavision
Este é um caso à parte e que merece ser comentado separadamente, pois fiquei sabendo da existência deste console através de um leitor do blog, que citou o aparelho em um comentário. O Megavision era um clone do Mega Drive, fabricado pela Dynacom, este console foi comercializado aqui no Brasil na mesma época que o Mega Drive; este aparelho, além de bastante fiel ao original, conta com características próprias que são deveras interessantes.
Conclusão
Neste artigo, procurei abordar alguns aspectos gerais sobre consoles clones, contudo, meu objetivo jamais foi depreciar estes consoles ou fazer qualquer juízo de valor acerca dos mesmos. Meu objetivo foi apenas discorrer sobre estes consoles que estiveram presentes em vários mercados considerados "periféricos", mas que conquistaram seu espaço e divertiram muita gente.
Referência
Ultimate console databasehttp://ultimateconsoledatabase.com/others/dynacom_megavision.htm
Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Nintendo_Entertainment_System_hardware_clone
Nenhum comentário:
Postar um comentário