A gênese de dois ícones
Donkey Kong não é um marco na história da Nintendo apenas por colocá-la no mapa deste lado do mundo, mas também por trazer ao mundo dois ícones do videogame.O game, lançado originalmente para Arcade recebeu versões para vários consoles, tanto que a versão abordada neste texto é uma versão de NES, que por sua vez foi lançada em 1986.
História[1]
Donkey Kong foi lançado em 1981 para Arcade, em uma nova tentativa da Nintendo de adentrar o mercado norte americano, pois seu jogo anterior, Radar Scope não fez sucesso na terra do Tio Sam; aproveitando o hardware de Radar Scope, um designer chamado Shigueru Miyamoto produziu um game que viria a se transformar em um ícone da indústria.
O Arcade fez um sucesso estrondoso, tanto que deixou um legado que perdura até hoje.
Brigas judiciais à parte
A Universal Studios na época processou a Nintendo por violação de direitos autorais, o motivo da ação era o nome “Kong”, presente no título do jogo e que fazia alusão à King Kong, filme da Universal Studios; a ação não deu em nada, pois o nome “King Kong” já havia passado para domínio público.
História[2]
É bem simples, mas bem legal; Donkey Kong seqüestra uma garota chamada Pauline, que por sinal vem a ser a namorada de nosso protagonista, Jumpman (quem mais tarde viria a ser chamado de Mario) deve resgatá-la; ta certo que essa história de “donzela em perigo” é um clichê, mas que serviu muito bem, ao ponto de incontáveis jogos ao longo dos anos usarem esse tipo de coisa em seus enredos.
Gráficos
Se comparados ao que existia na época, Donkey Kong dá um show, pois conta com um visual muito bonito e colorido, e que foi reproduzido fielmente na versão de NES.
Imagem do jogo
Som
As composições são bem simples, mas muito bonitas e cativantes.
Jogabilidade
Um espetáculo e genial de tão simples; para salvar Pauline, Jumpman deve percorrer os cenários, subindo escadas e pulando em plataformas, tudo isso desviando de barris e bolas de fogo, o que se revela extremamente divertido até hoje, mais de 25 anos após seu lançamento.
O legado
O legado deixado por Donkey Kong dura até hoje, Jumpman virou Mario, Donkey Kong continuou Donkey Kong e ambos estrelaram vários jogos de sucesso ao longo dos anos e são personagens que tem uma presença muito forte em qualquer jogo que apareçam.
Considerações finais
Poucos jogos são tão marcantes quanto Donkey Kong, que nos idos da década de 1980 trouxe ao mundo dois gigantes do universo dos games, em um jogo que mesmo hoje é extremamente divertido, mais do que simplesmente um clássico, uma obra-prima!
Referências
Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Donkey_Kong_(arcade_game)
Classic Gaming http://classicgaming.gamespy.com/View.php?view=GameMuseum.Detail&id=297
MobyGames http://www.mobygames.com/game/nes/donkey-kong
Super Nintendo, o console da sua vida
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário