Introdução
Saudações aos leitores. Lembro-me que no texto sobre o Mega Drive/Genesis fui bastante sucinto com relaçao aos dois add-ons do console, apenas mencionando suas existências com textos curtos, fiz isso pois planejava escrever de forma mais detalhada sobre os periféricos em questão. Agora chegou a hora de fazer algo um pouco mais elaborado e por isso decidi para o primeiro texto sobre um console de 2010 escrever sobre o Mega/Sega CD.
Mais do que uma mera novidade
O Mega/Sega CD é um add-on desenvolvido pela Sega para o Mega Drive/Genesis; este periférico chegou ao mercado em 1991 no Japão, em 1992 nos EUA e em 1993 na Europa e Austrália. O add-on foi um dos primeiros consoles a utilizar CDs como mídia de armazenamento de jogos, o que permitia o desenvolvimento de games mais elaborados, devido ao enorme espaço disponível. O periférico foi vendido nos EUA por US$299,00 e por 49,800 iene no Japão, vendendo no mundo todo cerca de seis milhões de unidades. Os nomes eram diferentes de acordo com a região, no Japão e na Europa, o aparelho era chamado de "Mega CD", enquanto nos EUA seu nome era "Sega CD", essa diferença existia pois nos Estados Unidos o Mega Drive era conhecido como "Genesis".
Nota: O primeiro console a utilizar CDs foi o PC Engine (TurboGrafix 16 no ocidente), que recebeu um drive de CD em 1988.
História
O uso de CDs como mídia de armazenamento de jogos pela Sega, apesar de não ter sido algo inédito, foi um experimento interessante e a primeira empreitada da Sega visando aumentar o poder do Mega Drive para torná-lo mais atrativo que seus concorrentes, sendo o PC Engine no Japão e o Super Nintendo no ocidente. O Sega CD foi anunciado nos EUA durante a CES de 1992.
Especificações técnicas
CPU: 16-bit Motorola 68000, funcionando a 12,5MHz.
Gráficos: Processador ASIC personalizado; paleta de 512 cores, 64 simultâneas; resolução de 320X224 e 256X224 para vídeo; também era capaz de gerar efeitos de zoom e rotação.
Som: Estéreo de 18 canais.
Memória RAM: 768Kb on board (adicionada à memória do Mega Drive, dobrando a memória do sistema); 128Kb dedicada ao CD-ROM; 64Kb utilizados para arquivos de progresso dos jogos.
Memória ROM: 128Kb.
Drive de CD: 1X, com taxa de transferência de 150Kb/segundo.
Mídia: CD com capacidade de 500Mb.
Versões
O Mega/Sega CD teve algumas versões lançadas ao longo dos anos, dentre elas encontram-se modelos produzidos pela própria Sega e também versões fabricadas por outras empresas. Vou me ater apenas às versões da própria Sega.
1) A primeira versão
Imagem da primeira versão do Mega/Sega CD acoplada ao Mega Drive
Esta primeira versão do Mega/Sega CD foi lançada em 1991/92/93 e tinha um design meio quadradão e dimensões consideráveis, específicas para encaixar embaixo do primeiro modelo do Mega Drive; esse primeiro modelo do add-on fazia uso de uma bandeja motorizada, semelhante a um drive de CD de computador.
2) A segunda versão
Imagem da segunda versão do Mega/Sega CD acoplada ao Mega Drive 2
Essa versão do Mega/Sega CD foi lançada tanto em virtude do lançamento do Mega Drive 2 quanto para reduzir custos de fabricação; neste modelo, o drive de CD fica ao lado e sua abertura é mais simples; esse modelo do add-on também é mais bonito que o anterior.
3) Sega Multi-Mega/CDX
Imagem do Sega Multi-Mega/CDX
O Sega Multi-Mega (CDX nos EUA) é um console que combina o hardware do Mega Drive com o do Mega/Sega CD em um só aparelho cujas dimensões e aparência lembram um Discman. Foi lançado em 1994 ao preço de US$399,00.
Acessórios
O Mega/Sega CD teve alguns acessórios, que variavam do interessante ao intrigante, mas que mesmo assim contribuiram com o console de algum modo.
1) CD Backup RAM Cart
Imagem do CD Backup RAM Cart
O CD Backup RAM Cart era um acessório que ao ser encaixado na entrada para cartuchos do Mega Drive, permitia ao jogador fazer uma cópia dos arquivos de jogos salvos que estavam na memória interna do Mega/Sega CD ou salvar o game diretamente no mesmo; em suma, esse cartucho fazia o papel de memory card, mesmo seu uso sendo facultativo.
2) Mega CD Karaoke
Imagem do Mega CD Karaoke acoplado ao lado do Mega/Sega CD
Este acessório justifica o uso da palavra "intrigante" que fiz anteriormente, o Mega CD Karaoke dava ao conjunto Mega Drive+Mega CD a função de karaokê; esse acessório foi lançado somente no Japão.
Considerações finais [1]
O Mega/Sega CD pode não ter sido um grande sucesso comercial, mas ainda assim tem um certo charme, que é garantido mais por sua biblioteca de jogos - que apesar de não ser tão extensa, teve seus clássicos - do que por um suposto ar de novidade que o console carregava consigo. Um aparelho interessante, sem dúvida!
Considerações finais [2]
Foi muito divertido escrever esse texto, mas ele foi mais trabalhoso do que o previsto e acabou ficando mais extenso do que o planejado, o que causou um atraso na publicação.
Referências
Game Consoles http://www.gameconsoles.com/segacdhome.htm
Giant Bomb http://www.giantbomb.com/sega-cd/60-29/
Ultimate Console Database http://ultimateconsoledatabase.com/golden/sega_cd.htm
Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Mega-CD
Nenhum comentário:
Postar um comentário