Introdução
Saudações aos leitores; para o primeiro artigo de 2010 escolhi escrever sobre algo que despertou meu interesse e que estou buscando descobrir cada vez mais sobre o mesmo; o objeto em questão é a arquitetura de computadores MSX, que foi bastante popular no passado e que até hoje tem fãs fiéis.
História
O padrão MSX foi criado em 1983 por Kazuhiro Nishi, vice-presidente da ASCII, empresa que na época representava a Microsoft no Japão; a arquitetura de comutadores MSX visava estabelecer um padrão de computadores pessoais, tal qual o VHS como mídia de armazenamento de vídeo. Os computadores MSX utilizavam processadores de 8bits Zilog Z80 e podiam ser ligados a televisores, com estes fazendo o papel do monitor; esses computadores eram fabricados por diversas empresas, mas todos eram compatíveis com os programas e acessórios criados para o padrão.
Em 1985 foi lançado o MSX2, com melhorias significativas nos processadores de vídeo e gerenciamento de memória e vídeo, dando ao computador capacidades de multimídia, muito antes do surgimento do termo. Em 1988 foi lançado no Japão o MSX2+, que trazia ainda mais melhorias na parte gráfica. Em 1990 foi lançado o MSX Turbo R FSA1ST, semelhante ao MSX2 em diversos aspectos, mas com um processador diferente, o R800 de 16bits no lugar do Z80; em 1991 foi lançado o MSX Turbo R FSA1GT, com mais memória RAM, interface MIDI e outros aprimoramentos.
O padrão MSX foi bastante popular no Japão, União Soviética, Europa e América Latina, sendo pouco conhecido nos EUA.
MSX no Brasil
Propaganda do Sharp Hotbit, um dos computadores MSX vendidos no país
Imagem do Gradiente Expert, outro modelo seguindo o padrão MSX que foi comercializado no país
No Brasil, o MSX fez bastante sucesso, sendo os principais modelos vendidos no país o Hotbit da Sharp e o Expert da Gradiente; ambos foram lançados em 1985 e eram versões do MSX. O MSX2 não foi lançado no país, mas existiam kits que transformavam o MSX em MSX2 e MSX2+.
Como plataforma de jogos
O MSX teve uma grande biblioteca de games, tanto em quantidade quanto em qualidade; pois tanto o MSX quanto o MSX2 geravam gráficos superiores aos consoles de suas respectivas épocas, o que permitia o desenvolvimento de games mais elaborados. Outro fator decisivo para o sucesso do MSX como plataforma de jogos foi o apoio de softhouses de peso, como a Konami, que lançou algumas obras de arte para o computador.
Conclusão
O MSX marcou época, sem dúvida; prova disso é seu grande número de fãs, que continuam até hoje com suas máquinas, criando programas, organizando encontros e trocando informações, mantendo vivo o MSX, pois são os usuários que o fazem e no que depender deles, o MSX viverá eternamente.
Esse artigo ficou mais curto do que eu gostaria, mas tentei escrever da melhor forma possível, pois estou conhecendo o MSX agora, principalmente por causa dos jogos.
Referências
Marcelo Eiras http://www.marceloeiras.com.br/msxsite/hist.htm
Museu da Computação e Informática http://www.mci.org.br/micro/outros/expert.html
Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/MSX
Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/MSX
2 comentários:
Legal, nao peguei essa época, comecei no NES, mas bacana!!
Gostei do post, o meu primeiro computador foi um MSX, hoje só sou programador pois comecei no MSX com BASIC aos 12 anos e hoje com 21 eu mexo com Java e C/C++, mas tudo começou no MSX. Gosto muito de computadores e videogames antigos, embora eu tenha nascido no final dos anos 80 (mais precisamente em 1988), eu peguei mais a época do NES/SNES e os Playstation da vida, mas o MSX nunca vai ser esquecido. Eu também escrevo muito sobre o MSX, sobre a arquitetura, programação, etc. se quizer pode dar uma olhada no meu blog :)
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